Bombeiro voluntário de Nova Hartz salva a vida de bebê, vira herói e família agradece

Nova Hartz – Recentemente, um belo gesto foi protagonizado por um dos bombeiros voluntários que atuam no município. Na manhã do dia 15 de fevereiro, os voluntários quase encerravam o plantão de 24 horas e conversavam sobre a profissão tomando o tradicional chimarrão matinal. Por volta das 8 horas, um veículo que seguia pela Av. Irmãos Hartz entrou de forma abrupta e em alta velocidade no pátio do quartel. Na carona estava Volmir Mench, de 24 anos, que imediatamente desceu e gritou por socorro. Neste momento, de forma serena e lúcida, o bombeiro, Diordan Lopes Nogueira, 22 anos, mentalmente iniciou instintivamente a sua preparação para agir. “Foi quando o pai gritou: Estou com uma criança engasgada, por favor, me ajudem! No que ele disse, olhei por onde a criança iria sair. O pai desceu com a nenê nos braços, e de imediato, peguei ela no colo e comecei a fazer os procedimentos de desengasgue”, recorda Diordan.

Os procedimentos se estenderam por pouco mais de um minuto, tempo suficiente para desengasgar a recém-nascida. “Percebi que, logo após os procedimentos, a bebê chorou, voltou a respirar normalmente e abriu os olhos. Foi tudo muito natural para mim e como ela voltou a si”, disse o bombeiro voluntário.

Entre as técnicas aplicadas por Diordan estavam a ventilação e a colocação da nenê de bruços sobre um dos braços.

Momentos de aflição viraram de extrema alegria quando a bebê voltou a respirar

A situação desesperadora do pai com o bebê transcorreu por pouco mais de cinco minutos. “Foi do momento da minha esposa gritar por socorro em uma construção nos fundos da nossa casa até eu chegar com o bebê no colo na obra. De lá, pedi para ir no Posto de Saúde, mas o construtor sugeriu os Bombeiros. Eu nem lembrava que existia no momento de desespero. Fomos direto para lá”, relembrou Volmir.

Reconhecimento das ações

Para o bombeiro voluntário, o instinto em procurar o quartel de Nova Hartz mostra que a corporação, em um ano, está se tornando referência para toda a população. “Estamos cada vez mais conquistando espaço e o reconhecimento está crescendo pela capacidade do nosso trabalho. Fico muito feliz por tudo isso e por ter feito o socorro. Estamos nos estruturando, e em breve, contaremos com uma ambulância e poderemos prestar um serviço ainda mais rápido”, destaca o voluntário Diordan Lopes Nogueira.

Personagens da história

Encaminhada para o posto de saúde

Após o atendimento de emergência realizado pelo bombeiro, o bebê foi encaminhado para o posto de saúde. O médico examinou Gabrielly e confirmou estar tudo bem. Mesmo assim, encaminhou a bebê ao hospital, onde pediu a realização de raio-x do pulmão para confirmar que não havia voltado leite. Após o exame realizado, felizmente, situação estava normalizada.

Texto e Fotos: Deivis Luz