Biólogo encontra cogumelo de 30 centímetros de altura no Complexo Cultural CEI

Por Prefeitura de Campo Bom

Exemplares da maior espécie de cogumelo do mundo, o Macrocybe titans (ou cogumelo titã), foram encontrados no Complexo Cultural CEI, nesta semana. Trata-se de dez cogumelos da espécie, crescendo em dois grupos. O maior mede 30 centímetros de altura, 20 de diâmetro e pesa cerca de um quilo (os maiores dessa espécie chegam a mais de meio metro de diâmetro e pesam cerca de dez quilos). A descoberta foi feita por um dos biólogos da Secretaria de Meio Ambiente de Campo Bom, Jeferson Müller Timm.

Conforme Timm, o aparecimento deles está relacionado ao clima úmido e quente dos últimos dias de intensas chuvas e calor. “A espécie de fungo se desenvolve sob o solo e os cogumelos crescem em condições favoráveis de umidade e calor. Infelizmente alguém passou pelo local e arrancou o maior cogumelo antes dele completar seu desenvolvimento, então não sabemos a que tamanho ele poderia chegar, mas provavelmente o chapéu chegaria a mais de 30 centímetros de diâmetro”, comenta o biólogo.

O prefeito Luciano Orsi orienta que embora arrancar o cogumelo não seja um crime ambiental ou prejudique significativamente o fungo, é recomendado que as pessoas deixem os cogumelos cumprirem seu ciclo de vida na natureza, sem intervir.

Os fungos desempenham um papel muito importante na saúde do solo e decomposição da matéria orgânica e tendo somente a beneficiar os locais em que crescem. Contudo, a falta de conhecimento sobre este reino da natureza ainda faz com que muitas pessoas tenham medo e considerem todo cogumelo como veneno. Apesar disso, muitas espécies, como o próprio Macrocybe titans, são comestíveis, outras tem potencial medicinal e algumas são utilizadas até mesmo em processos tecnológicos. “Ainda assim, realmente existem alguns cogumelos tóxicos, por isso recomenda-se jamais ingerir um cogumelo que não seja comprado no mercado ou identificado por um especialista”, aponta Timm, que também é estudioso do tema e tem um livro publicado sobre o assunto, chamado Primavera Fungi.