Bicicross de Sapiranga, o início promissor que elevou o nome do município para nível nacional e sul-americano

Sapiranga – O bicicross é um dos destaques de Sapiranga, com sua pista inaugurada no início de 1992. O clube 19 de Julho, foi um dos principais incentivadores da modalidade, que fez a cidade ser uma das referências do Rio Grande do Sul e até mesmo do Brasil, por sua estrutura, organização, treinamentos e competições disputadas e conquistadas.

A pista foi construída em 1991, em um local apropriado em termos de tamanho e segurança para todos os atletas. Até hoje teve poucas modificações, apenas recapada com óleo queimado, para melhorar a condição do solo principalmente em dias de chuva. Aumentos e mudanças nos obstáculos, que são divididos por categorias: em níveis juvenis e adultos.

Nesses 17 anos de várias corridas, adrenalina, velocidade e emoção, a população de Sapiranga presenciou momentos inesquecíveis. E, mesmo com difíceis circunstâncias, como não enxergarem, devido a poeira levantada pela alta velocidade, os atletas guardam as suas lembranças na memória.

Com a economia da cidade em alta, muito por conta de sua indústria calçadista e o momento do país, o 19 de Julho possuía vários patrocinadores e com isso, através do bicicross elevou o nome do município ao cenário estadual, com três títulos seguidos, 1996, 1997 e 1998.

Com um forte destaque no Rio Grande do Sul, pelo tri campeonato consecutivo, demais conquistas, e pelo exemplo de estrutura, a modalidade cresceu de patamar rapidamente, com o clube 19 de Julho sendo uma das referências na década de 90.

Campeão nacional e vice-campeões sul-americanos

As seguidas conquistas no campeonato estadual não foram coincidências, pelo contrário, foram fruto de muito trabalho, determinação, disciplina e talento. A prova disso é que mesmo antes do feito inédito em território gaúcho, o Clube de bicross teve seu primeiro campeão brasileiro, que foi Thomas Becker, na categoria Boys 8/9 anos.
A competição nacional, foi disputada no primeiro final de semana de novembro, em 1995. A sede foi Carapicuíba, cidade que fica a 30 km da capital paulista, São Paulo.

Na categoria que Thomas conquistou o título, Douglas Klein foi o vice-campeão. Além deles, o 19 de Julho conseguiu outros bons resultados, como Anderson Reginato, terceiro colocado na categoria 7 anos e José Barbosa, que ficou na segunda colocação, na categoria 24/39 anos.

As excelentes performances dos atletas, fez a cidade das rosas ser conhecida também fora do país. No mesmo ano que conseguiu ser campeão nacional, Douglas Klein foi vice-campeão sul-americano e campeão sul-brasileiro, assim como Aline Mengue, que conquistou as mesmas colocações na categoria feminina.

O Clube 19 de Julho também disputou o mundial de bicicross, que foi na Bahia, em 1992. Apesar de ser o primeiro ano do esporte em Sapiranga, com apoio de patrocinadores, 14 atletas viajaram para Salvador. Não foi conquistado nenhum título, mas para uma modalidade que estava no início na cidade, a vitória principal, foi a experiência para os corredores.
Dois anos mais tarde, mais de 500 atletas de 14 estados do Brasil, disputaram a segunda etapa do Mundial de Bicicross em Sapiranga. O evento ocorreu, entre os dias 22 a 24 de abril de 1994, com um excelente público e corridas. Assim, a cidade comprovou que respirava bicicross e que aquela época foi apenas um momento de uma linda história.

Texto: Diego Moraes