Bicicleta ainda é usada para chegar ao trabalho

Sapiranga – A rotina incessante do dia a dia nos obriga a cada vez mais buscarmos meios mais fáceis e rápidos de locomoção. Por isso, muitas pessoas ainda preferem ir e vir pela cidade utilizando a boa e velha bicicleta.

Entre os cidadãos que utilizam este meio de transporte para ir trabalhar está Alberto Panassolo e Marli Cristina Müller. Ambos veem na bicicleta uma forma rápida e benéfica de locomoção.

Recepcionista em uma escola da rede privada, Marli Cristina Müller, vai trabalhar todos os dias de bicicleta – mesmo quando chove -, e também leva a filha para a escola. Para ela, a bicicleta dá maior liberdade, pois enquanto você está pedalando, pode ir acompanhando o movimento.

Os dias mais complicados para se locomover na cidade são os dias de chuva. “Em dias de chuva eu uso capa de chuva, pois com o guarda-chuva tenho que ficar só com uma mão no guidão da bicicleta e é perigoso”, ressaltou.

Marli anda de bicicleta há 22 anos. Para ela, a bicicleta sempre foi a forma mais rápida para chegar ao trabalho. “Sempre trabalhei longe de casa. Para ir a pé tinha que sair muito cedo ou caminhar muito rápido”, contou. A recepcionista, que também é manicure nas horas vagas, faz o atendimento de suas clientes à domicílio e sempre de bicicleta.

Alberto Panassolo é aposentado, mas atua como zelador e utiliza a bicicleta para ir até o trabalho, exceto em dias de chuva – quando ele vai trabalhar de carro. Diariamente, ele usa a bicicleta de 30 minutos a uma hora.

Para ele, que anda de bicicleta há 30 anos, ao pedalar você consegue fazer um passeio turístico, o que não é tão simples de carro, uma vez que quando se está dirigindo o carro não é possível acompanhar, com tanto cuidado, o que estiver acontecendo na cidade.

Trânsito perigoso

Em especial nos dias de chuva, Marli vê muitos motoristas cortarem a frente ou impossibilitar a passagem de ciclista. Para ela, poderia ser melhorada a infraestrutura das ruas para os ciclistas.

Mais segurança

Alberto acredita que a cidade poderia valorizar e incentivar mais a prática de esportes, como o ciclismo. Além disso, deveria ser reforçada a segurança. Muitas pessoas têm suas bicicletas roubadas.