Biblioteca virtual é âncora de pesquisas

Sapiranga – De 13 a 15 de março, dois estudantes do Centro Municipal de Educação Ayrton Senna, Hellen Vitória e Kelwyn Júnior, acompanhados da coordenadora pedagógica, Raquel Cauduro, do professor orientador, Lucas Portilho, e do professor co-orientador, Maikel Monteiro, estarão na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo. O grupo conquistou o 1º lugar na categoria 3, que reuniu projetos de iniciação científica do 8º ao 9º ano da Feira Municipal Integrada de Sapiranga (Femint), e ganhou da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto a possibilidade de participar da Febrace, que é uma das principais feiras de estímulo para os jovens cientistas, organizada pela Universidade de São Paulo (USP).

O projeto dos estudantes – a Biblioteca Digital e Virtual – foi desenvolvido ainda em 2017, após uma imersão no mundo da linguagem HTML-CSS, sob a orientação de Lucas Portilho. “Mostrei apenas a estrutura básica de como funciona uma página HTML e estimulei a pesquisa do tema entre o Kelwyn e a Hellen. Eles pesquisaram e desenvolveram sozinhos a ferramenta”, conta Portilho.

Como funciona, na prática, a ferramenta criada pelos jovens

A ideia é transformar a página com os conteúdos de portugês, matemática, geografia, física, entre outras disciplinas, em um aplicativo. “Por enquanto, estamos com a versão para computador funcionando, mas a meta é disponibilizar para celular. A biblioteca possui conteúdos e livros off-line de disciplinas utilizadas rotineiramente pelos estudantes, como pronomes. Todos os conteúdos são separados conforme a grade curricular dos planos de estudo das escolas”, exemplifica Portilho.