Biblioteca passa a investir na leitura através da tecnologia em Campo Bom

Foto: Reprodução

Campo Bom – Quando passar o período de restrições em razão da pandemia da Covid-19, o objetivo da Biblioteca Municipal Professor Antônio Nicolau Orth, de Campo Bom, é passar a incentivar por meio das novas tecnologias. Para tanto, a Administração está adquirindo 25 tablets, 25 leitores de livros digitais e 400 licenças de livros digitais. O investimento está ocorrendo pelo convênio das bibliotecas digitais, viabilizado pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo.

 

A diretora de Planejamento do município, Cleidiane Sanmartim, explica que o objetivo com as aquisições, após o término da pandemia e das restrições de aglomerações, é elaborar oficinas na biblioteca para incentivar o uso dessas tecnologias para a leitura. “Estamos ampliando e modernizando a biblioteca pública nesse sentido também, tanto em leitura em tablet quanto em leitores digitais, para essa finalidade. Teremos, ainda, ações voltadas para o incentivo com idosos e pessoas carentes. Queremos incentivar e ensinar essa nova tecnologia para a leitura e com acesso a todos”, destaca ela. Cleidiane conta que também já foram adquiridos mobiliários e parte será entregue assim que houver o restante da liberação de recursos.

 

Atualmente, biblioteca conta com acervo de 25 mil obras disponíveis à comunidade

A biblioteca conta com acervo de 22 mil livros nas prateleiras e, ainda, há mais 3 mil livros que chegaram da última compra e, após o cadastro, também estarão disponíveis à comunidade.

Seguindo todos as recomendações sanitárias, o espaço retornou às atividades com atendimento presencial para empréstimo, devolução de livros, pesquisa interna, uso da sala de informática para trabalhos escolares e cópias. O horário de atendimento na segunda-feira é das 9h às 18h30 e de terça a sexta-feira, das 8h às 18h3. Aos sábados, das 8h às 12h30. São obrigatórios o uso de máscara e higienização das mãos com álcool gel. Cada livro consultado ou devolvido passa por processo de higienização para, só depois, retornar à estante para ser novamente utilizado pelos leitores.

Para melhorar o acesso

Os novos materiais são aguardados com ansiedade pela equipe da biblioteca, assim como uma volta à rotina normal. A contista Vitória Duarte Wingert reforça o quanto importante será iniciar a modernização na biblioteca, incentivando a leitura através de tablets e e-books. “As aquisições chegarão para melhorar o acesso, para agregar, para abrir ainda mais oportunidades”, disse ela, citando, por exemplo, acesso a livros que, às vezes, para adquiri-los de forma física acaba se tornando inviável pelo preço alto, mas que “assim, através das licenças digitais, se torna acessível e mais pessoas podem ler ao mesmo tempo. Também queremos investir na questão de estudos para vestibular por meio dessas tecnologias; claro, isso quando passar toda essa questão da pandemia”. Vitória reforça que o investimento em livros e leitores digitais são ferramentas que fazem parte da evolução tecnológica e fica feliz que a biblioteca e o município estejam se adaptando para oferecê-las.