Biblioteca inaugurada presta homenagem a Mário Quintana

Nova Hartz – A Rio Grande Energia (RGE), empresa do grupo CPFL Energia, e o Instituto Ecofuturo, organização criada e mantida pela Suzano Papel e Celulose, inauguraram no sábado (25), a Biblioteca Comunitária Mário Quintana, na Praça Nascente do Vale, em Nova Hartz. A implantação do novo espaço cultural foi realizada pelo Instituto Ecofuturo, com investimento da RGE e apoio da Prefeitura.

“Acreditamos que são ações como essa, com articulação intersetorial, envolvimento da comunidade e investimento em educação, que levam a grandes transformações sociais. O projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo busca atender aos interesses das comunidades locais e oferecer literatura de qualidade a todos, contribuindo para a democratização do acesso ao livro e a promoção de leitura. Comprovamos que o desenvolvimento dessa competência é fundamental para assegurar o acesso ao conhecimento e a formação de cidadãos mais conscientes”, afirma Marcela Porto, superintendente do Instituto Ecofuturo.

De acordo com a Consultora de Negócios da RGE, Polyanna Souza da Cunha, a implantação da biblioteca deixará gravada na história do município o compromisso da RGE com a comunidade de Nova Hartz. “Nossa missão não é apenas garantir o fornecimento de energia elétrica de qualidade a Nova Hartz”, assinala.

A biblioteca deve atender cerca de cinco mil leitores por ano e conta com um acervo de 1.000 livros novos de literatura. Também foram entregues mobiliários novos e equipamentos eletrônicos disponíveis para o público, como televisão, Blu-ray e computador. O espaço, com 100 m², é divido em três ambientes: recepção, sala de leitura para adultos e outra para crianças. Algumas modificações foram realizadas no prédio, como a construção uma de rampa de acesso para pessoas com deficiência. O local já abrigou a Biblioteca Pública da cidade que, em 2018, deverá ser integrada à Biblioteca Comunitária, trazendo seu acervo de 6 mil títulos.