Dia a dia

Biblioteca completa 57 anos e organiza festa para comunidade



  •   
  •  

Acervo renovado com frequência e programação mensal tem movimentado o espaço em Sapiranga

Sapiranga –  A Biblioteca Edwin Kuwer, de Sapiranga, completou 57 anos no dia 16 de junho. A festa, entretanto, está programada para acontecer neste sábado, dia 28 de julho. O evento, que acontece na biblioteca, tem entrada gratuita, inicia às 14h e segue até às 17h. Na programação, bate-papo com a jovem escritora sapiranguense, Caroline Waschburger, Hora do Conto com Herta e Hora da Poesia com o poeta sapiranguense Jairo Brum. O encerramento será com Steici Lauser, que se apresenta com seu show voz e violão.

A Biblioteca, localizada na Av. João Corrêa, 808, junto à Câmara de Vereadores, Centro, fechou o primeiro semestre de 2018 com um total de 4840 livros emprestados, 4989 pessoas atendidas, 298 novos sócios e 871 livros inseridos no sistema. Esses livros são oriundos tanto de doações quanto de aquisições com valores de multas, ou pela Secretaria de Educação. Entre as últimas aquisições estão 95 novos títulos, como os presentes na lista de leituras obrigatórias do vestibular 2019 da UFRGS. Entre as novas obras, autores clássicos como Machado de Assis, Shakespeare, Clarisse Lispector e ainda Augusto Cury, um dos escritores mais lidos atualmente.

Guilherme Pilger

Atividades visam envolver comunidade a trocarem experiências de leitura
Somente em junho foram 810 empréstimos e 764 atendimentos. Dentre os 742 frequentadores do local no mês passado: 448 mulheres e 294 homens, sendo 123 crianças, 284 adolescentes, 292 adultos e 43 idosos. A programação mensal conta com Hora do Conto com escolas, Oficinas, Clube do Livro, Encontro de Gamers e exibição de filmes. O objetivo é promover a cultura, incentivar a leitura e a troca de experiências. “Estamos com um acervo renovado, procurando atualizar ele tanto com doações como com algumas compras. Nossa programação de aniversário está aberta para todos, assim como nossa programação mensal, que busca essas trocas entre os leitores”, ressalta Camila Scoffen Tressino, bibliotecária em Sapiranga.


Camila Scoffen Tressino\ Foto: Acervo Pessoal

Programação de agosto terá Clube da Leitura e Gamers
A Biblioteca Municipal organiza mensalmente diversas programações para atender os mais variados públicos. Desde a Hora do Conto, voltada para as turmas das escolas, até encontro de gamers. A última hora do conto, por exemplo, foi com o livro “A verdadeira história dos três porquinhos”, ocorrendo em um dia para 24 alunos da escola Maria Emília, e em outro para 42 alunos da escola Ayrton Senna.

Para agosto, a comunidade poderá participar do encontro do Clube da Leitura, no dia 4, sábado, às 10h30. O momento serve para que os participantes troquem opiniões sobre as leituras feitas durante o mês. Já no dia 14, terça-feira, às 14h, ocorre a exibição do filme e conversa sobre o livro Pantera Negra. E no dia 27, segunda-feira, às 14h, acontece o 2º encontro de Gamers, com o tema Saga Zelda, uma série de jogos da Nintendo, criada em 1986. No encontro, os jovens vão poder conhecer a Saga, jogar os jogos da Saga e também outros jogos que estarão disponíveis. As programações são todas gratuitas e ocorrem sempre na própria biblioteca.

Procura por obras é diversificada
– Dentre as obras mais buscadas estão A Casa das Orquídeas, de Lucinda Riley e a Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin. Crianças, que normalmente vão com os pais, procuram bastante por gibis. Dentre os adolescentes, quadrinhos da Turma Da Mônica Jovem e Mangá. As poesias de Mario Quintana têm sido bastante procuradas entre os adultos.

Texto e fotografias: Sabrina Strack

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 32
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse