Benefícios do exercício físico contra Covid-19 é argumento para academias reabrirem

Sapiranga – Na tarde da última terça-feira (23), o governador Eduardo Leite sancionou o Projeto de Lei (PL) 144/2020, que reconhece a atividade física como serviço essencial no território gaúcho. A agora Lei 15.603 habilita o exercício físico tanto em estabelecimentos, como academias e clínicas, quanto em espaços públicos durante a pandemia de coronavírus, assim como em outras crises sanitárias ou catástrofes naturais.

Fernando Becher, sócio proprietário da Pro Fit Academia, de Sapiranga, defende a abertura dos espaços para a prática de atividade física, e afirma que vários estudos indicam que a prática do exercício físico é um aliado na prevenção do contágio da Covid-19. “Esse é um momento muito delicado e complicado, quando vemos conhecidos, amigos e familiares se contagiarem com a doença e os casos se agravarem a cada dia. Sabemos que a situação no Brasil é muito grave. Entretanto, se fizermos um levantamento com os alunos das academias, posso garantir que a grande maioria é contra o fechamento, devido a todos os benefícios relacionados à prática do exercício físico, tanto benefícios relacionados à parte física quanto ao bem estar psicológico e emocional. A obesidade, que muitas vezes está relacionada com a falta de exercício, é um dos principais fatores de risco para o agravamento desta doença em específico”, explicou Becher.

“Os benefícios superam os malefícios”

Fernando afirma que exercícios são benéficos para a parte física e emocional – Foto: Arquivo pessoal

Fernando explica que, devido às restrições da bandeira preta, a academia ficou fechada por mais de três semanas, entre os dias 26 de fevereiro e o dia 22 de março. “Tivemos que fazer algumas mudanças no momento. A principal delas é o agendamento dos treinos, para evitar filas e aglomerações e poder atender o maior número de alunos e com segurança dentro da nossa capacidade. Acreditamos que se cada um fizer a sua parte, ter compreensão, colaboração e bom senso, torna a academia um ambiente seguro para a prática do exercício físico. Na nossa opinião, se todos respeitarmos os protocolos de prevenção ao Covid-19 (distanciamento, uso adequado de máscara, álcool 70%, higienização de equipamentos, etc), o risco de contaminação dentro do espaço da academia se torna pequeno. E devido ao aumento da imunidade decorrente da prática do exercício físico, os benefícios superam os malefícios. Todos nós sabemos que a academia e o comércio em geral não foram os principais causadores do aumento dos casos de Covid, e sim as festas de réveillon, o carnaval, as baladas e festas clandestinas, que infelizmente continuam ocorrendo todos os finais de semana, com centenas de jovens sem máscara. Esse é o grande problema. Mas, infelizmente, todo mundo paga, pois o fechamento das academias e do comércio é prejudicial a todos”, lamenta o proprietário.

“O importante é nos mantermos em atividade

Para quem busca se exercitar em casa, para evitar espaços públicos, Fernando é favorável, mas alerta que alguns exercícios mais complexos devem ser praticados com a presença ou orientação de um profissional de Educação Física. “Os exercícios mais simples, como abdominais e alongamentos, podem ser realizados em casa. Exercícios aeróbicos como ciclismo e corrida também podem ser realizados ao ar livre, quando a academia estiver fechada. Nas redes sociais, vimos muitos alunos comprando halteres, barras, anilhas e bandas elásticas para realizarem treinos em suas casas. Até halteres feitos de concreto podemos observar. O importante é nos mantermos em atividade, dessa forma nos mantemos com a saúde e o sistema imunológico em dia. Quem tiver alguma dúvida e precisar de alguma dica ou orientação deve entrar em contato com o seu professor da academia”, esclarece.