Bebês não vêm com manual. E o seu imóvel?

Por Gleci Melo da Silva
Entrar em um imóvel novo, que sensação boa.
Um sonho de longa data, um plano de longo prazo, a realização de uma vida.
Agora é só morar!
Seu imóvel também não vem com manual, ainda. A evolução do produto casa/moradia/residência/apartamento é sem dúvida deixar claro a quem o adquire o que está comprando e como cuidar deste bem.
Enquanto este dia não chega, vejamos algumas questões de uso e manutenção de uma edificação, seja ela casa, apartamento ou sala comercial, que devem ser observados para garantir durabilidade, segurança, ausência água em locais indesejados, doenças, cuidado com o meio ambiente, entre outras.
Vigas, pilares e por vezes paredes são as estruturas que sustentam uma edificação. Qualquer alteração em algum destes elementos pode causar rachaduras, trincas e em casos mais graves até mesmo desabamentos. 
Na instalação elétrica as tomadas devem ser utilizadas de acordo com a potência para qual ela e a fiação estão dimensionadas. No caso de uma tomada para chuveiro, por exemplo, modelos cada vez mais potentes estão no mercado. Sua utilização requer fiação e disjuntor adequado. 
As instalações de esgoto cloacal, que são as dos banheiros, fossas e filtros necessitam limpeza periódica com o uso do caminhão limpa fossa. Sem esta limpeza, ambos perdem a utilidade, o esgoto passa a ser despejado sem tratamento na rede  de esgoto da cidade e levará poluição ao rio.
A caixa de gordura da cozinha também deve ser limpa com certa periodicidade para garantir o desempenho de sua função de impedir que a gordura, que é um poluente das águas, vá para a rede pública.