Basquete de cadeirantes é destaque desta sexta-feira em Sapiranga, além dos Parajogos Escolares

Sapiranga – A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência se encerra nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, com duas atrações esportivas: já está rolando, desde as 8h, os Parajogos Escolares no Parque Municipal do Imigrante; já às 14 horas o destaque é o basquete de cadeirantes no Ginásio Nenezão. Ambas atividades são abertas ao público. O basquete adaptado traz para a quadra a equipe da LEME – Associação dos Lesados Medulares do RS, com direito a um bate-papo com Mauro Klein, presidente da entidade, que falará sobre os desafios encarados no dia a dia pelas pessoas com deficiência, principalmente os cadeirantes. Já os Parajogos Escolares reúnem crianças e adolescentes de escolas do Município em provas de atletismo (corridas de 50 e 100 metros, salto em distância e arremessos de pelota e peso) na pista atlética e de bocha adaptada para cadeirantes, competição que ocorrerá na quadra coberta. Serão em torno de 200 alunos, envolvendo 13 escolas.

Além dos Parajogos, uma equipe de Sapiranga sairá ainda pela manhã para participar das provas e seletivas do Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), em Porto Alegre.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é uma promoção da Prefeitura de Sapiranga, por meio do Núcleo de Atendimento Especializado ao Educando (NAEE) da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Apada (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos).

Basquete da Leme

Após o futsal de cegos da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), em jogo-exibição na quarta-feira (23), o Ginásio Nenezão recebe nesta sexta-feira, 25 de agosto, a partir das 14 horas, o Jogo de Basquete Adaptado da equipe da LEME – Associação dos Lesados Medulares do RS. Fundada em 2002, a entidade que atua no Vale do Sinos busca apoiar de forma gratuita pessoas que passaram por uma situação que mudou radicalmente sua vida. Vítimas de doenças, acidentes de trânsito, armas de fogo e brancas ou acidentes de trabalho ou mesmo domésticos, enfim pessoas que sofreram algum tipo de lesão na medula que tirou movimentos. Em quadra, os cadeirantes dão uma lição de vida, e trazem uma mensagem de esperança e de superação. O presidente da LEME, Mauro Klein, fará um bate-papo com o público falando do dia a dia de desafios para as pessoas com deficiência e obstáculos enfrentados, principalmente, pelos cadeirantes.

Os Parajogos

Os Parajogos Escolares de Sapiranga que ocorrem estão ocorrendo nesta sexta-feira, no Parque Municipal do Imigrante, reunem em torno de 200 alunos, envolvendo 13 escolas do Município. Segundo a professora Ana Patrícia Andrioli, do Setor de Projetos – Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, as atividades dos Parajogos Escolares serão em circuito. “A ideia é conhecer cada aluno e suas habilidades, para que no futuro possamos trabalhar com eles buscando melhores resultados. Teremos uma equipe de professores de Educação Física que irá auxiliar na dinâmica dos trabalhos.”

As provas de atletismo (corridas de 50 e 100 metros, salto em distância e arremessos de pelota e peso) serão na pista atlética e a competição de bocha adaptada (ou bocha paraolímpica) para cadeirantes ocorrerá na quadra coberta.

O Paracergs

A delegação de Sapiranga deve participar da abertura dos Parajogos Escolares no Parcão e, por volta das 9 horas, embarca para Porto Alegre para as seletivas do Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs). “Estaremos saindo com uma delegação de 20 pessoas para Porto Alegre. Levaremos alunos cadeirantes, com deficiência visual e física. Os alunos passarão por uma avaliação para obter a classificação. Já os alunos da bocha e tênis de mesa irão competir. No sábado seguiremos com outro grupo de professores, pais e alunos (17 pessoas) para participar da etapa do atletismo”, explica Ana.

No início deste mês de agosto, uma seletiva no Parque do Imigrante de Sapiranga reuniu 30 estudantes sapiranguenses dos Centros Municipais de Ensino (CMEs) Ayrton Senna e Érico Veríssimo; e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Maria Ruth Raymundo, Rubaldo Emílio Saenger, Pastor Rodolfo Saenger, São Carlos, Waldemar Carlos Jaeger e 28 de Fevereiro. A etapa seletiva teve a presença do professor Paulo José Antoni, técnico em atletismo Paraolímpico pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), árbitro de Bocha Paralímpica pela ANDE (Associação Nacional de Desporto para Deficientes) e Técnico da equipe Paralímpica Escolar Gaúcha.

O Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs) tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em práticas esportivas. O Paracergs 2017 (clique aqui e confira mais detalhes) também será uma seletiva para a formação da equipe que irá representar o Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas Escolares, evento oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro que neste ano será realizado de 20 a 25 de novembro na cidade de São Paulo.

Crédito da foto: Divulgação/Leme

Fonte: Prefeitura de Sapiranga/Comunicação