Bandinhas típicas fazem parte da história de Sapiranga

Sapiranga – Quem nunca prestigiou uma festa em Sapiranga e se deparou com os animados músicos tocando canções típicas alemãs. E qualquer ocasião é oportunidade para uma apresentação. Um exemplo disso, a inauguração do pavilhão da Feira do Produtor, no último sábado (22), contou com a empolgação de um grupo de artistas animados com seus instrumentos de sopros.

Segundo o autor do livro História de Sapiranga, o professor Lucio Fleck, as bandinhas de música são uma tradição que os imigrantes trouxeram consigo. Nome entre os primeiros moradores, Jacob Schütz chegou já com o título de mestre de música e deve ter sido determinante na formação de bandinhas que animavam bailes no Leonerhof (antigo nome de Sapiranga) e arredores. O autor obteve nomes de integrantes e fotos de bandinhas datadas dos anos 20 do século passado.

Um dos músicos da época identificados era Carlos Nadler, nascido em novembro de 1888, que tinha uma bandinha própria que tocava bailes em Sapiranga, Rolante, Igrejinha, Três Coroas, Canela e Gramado. A bandinha dele era composta por Theno Schütz, Walter Pilger, Carlos Nadler, Balduíno Brodbeck, Emílio Hans, Alberto Haag, Leopoldo Haack, Otto Blumm e Bertoldo Becker.

As bandas animavam bailes e Kerbs que aconteciam por toda região. “Naquele tempo, em torno de 1937, as bandinhas não eram contratadas para tocar um baile. No início, era cobrado por música solicitada. Mais tarde, passou-se a cobrar dos dançarinos no salão. À certa hora da noite, quando o baile estava bem animado, um dos músicos passava à função de cobrador. Chegava aos dançarinos e cobrava $ 3000 réis, colocando uma fita na lapela do casaco para identificar os que tinham pago”, relatou Lindolfo Ohlweiler, durante entrevista para o livro de Fleck. Ohlweiler fez parte da bandinha “Jazz Arroio da Bica”, aonde era flautista. As músicas do repertório eram compostas por Nadler, Otto Deecken e Cristiano Konrath.

As bandinhas típicas alemãs fazem parte da cultura local. Cabia sempre a esses músicos animar bailes tradicionais nas diferentes localidades e municípios da região colonizada pelos imigrantes alemães.

Foto: Acervo História de Sapiranga.