Bandeiras do distanciamento controlado passarão a ser anunciadas nas sextas-feiras

Por Henrique Ternus Lamb

Estado – O governador Eduardo Leite anunciou na tarde desta terça-feira (16), em live extraordinária na página do governo do Rio Grande do Sul no Facebook e no YouTube, novas alterações no modelo de distanciamento controlado para enfrentamento da pandemia ao coronavírus no estado.

A partir de agora, as bandeiras passarão a ser atualizadas nas sextas-feiras, para que os prefeitos possam contestar caso haja alteração. Assim, caso haja manifestação dos municípios, a equipe do governo estadual fará a análise nas segundas-feiras, e as medidas das bandeiras atualizadas passam a valer nas terças-feiras.

Na próxima atualização, o anúncio das bandeiras ainda deve ocorrer no sábado, mas passarão a valer na terça-feira (23). A partir de então, o governo deve modificar 100% o calendário conforme apresentado pelo governador.

Na transmissão, o governador Leite enfatizou que as mudanças nas bandeiras são realizadas a partir de um cálculo baseado em 11 parâmetros, que são atualizados diariamente pelos municípios e hospitais. Leite enfatizou o pedido para que as prefeituras e instituições de saúde façam a inserção dos dados, como quantidade de leitos e de unidades de tratamento intensivo (UTIs), de maneira cautelosa e ágil, para que não haja equívocos que possam resultar em uma bandeira diferente da que reflete a realidade de cada região.

Como exemplo, o governador citou a região de Santa Maria, que na última atualização mudou da bandeira laranja para a vermelha, mas não haviam sido informados sete novos leitos de UTI na região ao governo estadual, o que manteria a bandeira sem alterações.