Banda do CIEP de Sapiranga busca apoio para viagens em festivais

Sapiranga – A Banda Marcial Professora Nena vem buscando recursos para participar de festivais de bandas pelo Rio Grande do Sul. As formas de levantar estes fundos vão de eventos, como cachorro-quente e frango assado, até a criação da “Vaquinha Banda Marcial Professora Nena CIEP”, que desde o ano passado existe para ajudar a financiar as atividades do grupo.

A regente da banda, Dariele Machado Prates, estima que o grupo precise de cerca de R$5.000,00 para pagar as viagens dos convites que já receberam dos festivais das cidades de Rio Pardo, Cachoeira do Sul e Eldorado do Sul, havendo ainda a possibilidade de mais um festival em Santa Cruz do Sul.

“É uma forma de divulgar nosso trabalho e conhecer outras bandas. Os festivais nos possibilitam esse tipo de integração, pois cada banda possui uma personalidade própria e isso é muito importante para nossa formação, além de ressaltar a importância da cultura das bandas e fanfarras”, cita Dariele.

Maneiras de ajudar a banda

O próximo evento a ser realizado pela banda é um buffet de cachorro-quente, que ocorrerá no dia 15 de agosto, no Instituto Estadual Professora Nena – Ciep (Rua Uberaba, 56 – bairro Amaral Ribeiro) com início às 18 horas. O valor do cartão é de R$6,00. Já a vaquinha online da banda marcial está no site: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/banda-marcial-professora-nena-ciep

Integrantes na coordenação

A banda foi reformulada em 2011, com os professores José Carlos e Marcelo Schmidt. A partir de 2014, já tendo como regente a ex-aluna Dariele Machado Prates, a banda começou a participar de festivais fora da cidade. Em 2017, a verba, que vinha do governo e ajudava a manter a banda foi cortada, e desde então, o trabalho é voluntário e o grupo realiza vaquinhas e eventos para se manter ativo e arcar com os custos das viagens. A atual regente, Dariele Prates, participou do grupo antes de chegar à coordenação. Ela conta que iniciou na banda quando estava na quinta série. Foi “mor”, além de ter tocado lira, pratos e outros instrumentos. Com a saída do professor Marcelo e outros regentes que vieram depois, foi convidada pelo professor José Carlos a fazer parte da regência. Desde a reformulação, além do corpo musical, a banda possui corpo coreográfico, que, hoje, é coordenado pelo também ex-aluno, Jackson dos Santos.

Foto: Arquivo / Banda Marcial Professora Nena