Avião voando em baixa altitude foi avistado por moradores de Campo Bom

Uma cena despertou a curiosidade de alguns moradores de Campo Bom na noite da última sexta-feira, 12. Um avião que seguia para Porto Alegre foi visto sobrevoando a região em baixa altitude. A aeronave, um Airbus modelo A320neo, de matrícula PR-YRE da Azul Linhas aéreas, fazia a rota entre Recife e a capital gaúcha. De acordo com o piloto do voo AD4648, após uma longa viagem, enquanto se preparava para o pouso, houve o choque da aeronave com pássaros.

O site Flight Radar 24, que monitora a movimentação das aeronaves, mostra uma mudança repentina de altitude no momento em que o avião sobrevoava a cidade de Campo Bom, no Vale do Sinos. Alguns moradores relataram nas redes sociais ter visto o avião em baixa altitude, no entanto, ainda não se sabe o local exato onde o choque com pássaros teria acontecido. Apesar do susto, a aeronave pousou sem problemas no Aeroporto Salgado Filho por volta das 22h04.

Já na pista, o próprio piloto alertou a torre sobre os animais durante o processo de aproximação do aeroporto.

Clique e ouça a conversa do piloto com a torre de comando:

Logo depois de o A320 ser visto no vídeo pousando pela pista 11 do aeroporto de Porto Alegre, o piloto da companhia comunica ao controlador de tráfego aéreo que encontrou um bando de pássaros por volta da altura de 400 pés ( cerca de 122 metros) em sua aproximação, e ao ser questionado sobre alguma colisão (“birdstrike”), ele confirma o impacto.

Durante seu aviso sobre os pássaros, o piloto ainda usa a expressão “por incrível que pareça”, uma vez que a situação de encontrar pássaros em um horário tão avançado na noite é bastante incomum.

Conforme o site Aeroin, acredita-se que o impacto tenha ocorrido com corujas, bastante comuns na região. Porém, caso o piloto esteja certo ao afirmar que viu um “bando de pássaros”, torna-se pouco provável, embora não impossível, tratar-se de aves desta espécie, pois estas não costumam voar em grupos grandes.

De qualquer forma, após a ocorrência o controlador de tráfego aéreo seguiu alertando aos demais pilotos para que estivessem cientes da possibilidade de impactos na aproximação.