Avançam as obras da sede dos Bombeiros Voluntários

Passos largos | Progresso das obras são viabilizadas através de ações sociais e com a ajuda de empresários do município

Nova Hartz – A diretoria da Associação dos Bombeiros Voluntários de Nova Hartz e Araricá está cada vez mais próxima de concluir o futuro quartel da corporação. Graças ao apoio da comunidade, que tem comprado ingressos e participado de ações sociais (Festa Retrô Solidária, Vispada e espetáculos culturais), a direção tem levantado os recursos financeiros necessários para dar continuidade às obras.

Uma importante contribuição para a conclusão do futuro quartel veio este mês, através do juiz da Vara Criminal da Comarca de Araricá, Nova Hartz e Sapiranga, Ricardo Petry Andrade. Recursos de penas alternativas pagas ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) foram destinados para a compra de toda a cerâmica, piso, cimento cola e rejunte da futura sede. No total, foram destinados R$ 8.919,34 para a Associação dar prosseguimento às obras.

O presidente da Associação, Glaucio Dietrich, agradece o apoio concedido pelos empresários, população, lideranças e projeta a continuidade das ações para concluir o quartel. “No próximo dia 5 de dezembro, teremos um meio-frango para levantar mais recursos para dar continuidade aos trabalhos.”, informa Glaucio. A entrega inicia a partir das 11 horas e vai até por volta das 12h30. Moradores poderão retirar o meio-frango nos centros comunitários dos bairros Campo Vicente, Primavera, Vila Nova e Liberdade. Em Araricá o meio-frango pode ser retirado no Barracão Católico e na Secretaria de Obras.

Próximas etapas que a Associação cumprirá na construção

O presidente da Associação, Glaucio Dietrich, informa aos moradores ainda que todas as janelas no prédio foram devidamente instaladas e o reboco na parte interna deve ficar pronto até o final de 2015. “Os trabalhadores concluíram a instalação de azulejo e cerâmica no refeitório e nos banheiros. Nossa meta é a partir de janeiro do próximo ano, instalar a forração e a fiação elétrica, conquistada recentemente”, informa Glaucio. Conforme o presidente, está em fase de articulação junto à Prefeitura uma indicação para destinação de recursos do Município via Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, para dar continuidade à conclusão da obra.

Vereadora solicita emenda

– Durante a sessão desta semana na Câmara de Vereadores, Rosa Leães (PT), apresentou um pedido ao senador petista, Paulo Paim. No documento consta a solicitação da vereadora para que o senador gaúcho destine uma emenda (que pode chegar até R$ 250 mil) para a Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Araricá e Nova Hartz, de modo que seja contemplada com uma ambulância para os futuros atendimentos da corporação. “A ambulância será necessária para não deixarmos a Secretaria de Saúde desprotegida. Desta forma, a ambulância poderia ser cedida para a Associação”, pondera Rosa.

– Quem também elogiou as articulações e conquistas da Associação para implantar o Corpo de Bombeiros Voluntários em Nova Hartz foi o vereador do PMDB, Eloir Colombo. “As coisas estão andando. Acho que o caminho é este. Temos que trabalhar muito porque precisamos do Corpo de Bombeiros. O verão está chegando e em 2014 tivemos várias casas queimadas”, disse Colombo.

– Nos próximos dias, o presidente da Associação irá até a Câmara de Vereadores de Araricá, reforçar o pedido de ajuda financeira para a entidade. “Esperamos uma boa arrecadação com o meio-frango. Em 2016 queremos ter a corporação ativa em Araricá e Nova Hartz”, projeta.