Avaliação diagnóstica aponta caminhos para reforçar aprendizagem dos alunos de Campo Bom

Foto: Divulgação PMCB

Campo Bom – Alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de Campo Bom realizaram avaliações de língua portuguesa e matemática, além de produção textual, que permite ao professor perceber como o aluno se expressa e registra de forma escrita o seu pensamento, possibilitando uma visão interdisciplinar. Objetivo da avaliação foi o de verificar o conhecimento e as habilidades já consolidadas pelos alunos e também verificar possíveis lacunas no processo de aprendizagem neste período de pandemia, com vistas a estabelecer programas de melhorias da qualidade do ensino.

A avaliação diagnóstica foi expressiva, chegando a 94,5% dos estudantes, os resultados obtidos quanto à aprendizagem também foram positivos, mas a secretária Simone Schneider ressalta que ainda há muito a ser feito. Com isso, a Secretaria, juntamente com as escolas, está planejando ações para superação das dificuldades apresentadas, tendo um olhar atento aos diferentes contextos escolares foram mapeados.

“A entrega dos professores é fundamental para que tenhamos qualidade no ensino e por consequência avaliação positiva”, observa o prefeito.

Já Secretária de Educação e Cultura afirma “Este resultado se deve ao trabalho intenso dos professores, em especial, durante a pandemia, se reinventando para que os alunos atingissem a aprendizagem necessária para seu desenvolvimento”, diz a secretária Simone Schneider.

Quanto aos resultados, do 3° ao 5° ano, a Secretaria de Educação identificou dificuldade maior na Matemática, em especial no 4° ano. Além disso, considerando que o processo de alfabetização não foi concluído, casos pontuais de problemas de leitura e escrita. Já do 6° ao 9°, as dificuldades maiores estão também no componente curricular Matemática, concentrando-se nos 6° e 8° anos.

Dentre as ações que serão desenvolvidas pela Secretaria de Educação estão:

– ampliação dos atendimentos de reforço escolar (SAP – Sala de Apoio Pedagógico), no contraturno, para os alunos do 3º ao 9º ano, com foco em Língua Portuguesa e Matemática;

– formação continuada, através de capacitações com profissionais e a troca entre os professores por ano/componente, compartilhando experiências;

– fortalecimento da parceria com a família, garantindo a aprendizagem do aluno, através de conversas com os pais, para que estes estejam cientes das dificuldades do filho, onde a escola apresentará as intervenções realizadas, reforçando a importância do apoio familiar neste momento;

– atendimento no contraturno escolar aos alunos do 3º ao 5º ano, com foco na alfabetização;

– acompanhamento pedagógico nas escolas pelo Setor de Orientação Pedagógica (SOP);

– adesão às plataformas de leitura, Elefante Letrado e Árvore, permitindo o acesso ao acervo de obras literárias, entre outros gêneros textuais.