Autonomia e mão de obra ascendem mercado estético

Região – O crescimento do mercado estético, que  possibilitou nos últimos anos um grande leque de opções para se trabalhar no ramo da beleza, oferece muita mão de obra e a possibilidade de trabalhar de forma autônoma. Essas são as peças chaves para o crescimento do setor.
Uéliton Rudschinski, 26 anos, cabeleleiro e maquiador, trabalha na área há 10 anos. No início, ele se interessou pelo ramo por afinidade, mas aos poucos viu a possibilidade de crescer. ” Há pouco tempo que começaram os cursos nas faculdades, mas há várias capacitações que nós fazíamos para nos aperfeiçoarmos, conforme a moda”, declara.
Uéliton começou fazendo cursos básicos, no qual aprendeu técnicas mais simples de corte de cabelo e maquiagem. Hoje, ele já possui certificados em outros estados, como São Paulo e no exterior.
A professora Juliana Ilha Joaquim, que dá aula de depilação, design de sombrancelha e técnicas de maquiagem no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Novo Hamburgo, destaca que cada vez mais as pessoas priorizam a boa aparência e consomem esse tipo de serviço para se sentirem bem.
A oportunidade de abrir o próprio negócio também é um dos motivadores para que o mercado se solidifique e cresça cada dia mais. “Pensando nisso, os cursos e as faculdades que estão sendo criadas apostam nesse mercado”, afirma.
De acordo com a professora, 90% das pessoas que se formam nos cursos oferecidos pelo Senac tendem a abrir seu próprio negócio no mercado.
Cursos na Feevale
A Feevale oferece desde 2011 o curso de tecnólogo em Estética e Cosmética. O curso tem duração de seis semestres. A Feevale oferece uma estrutura com laboratórios para aulas práticas, onde o aluno aperfeiçoa a teoria com a prática ainda dentro da Universidade.
Técnica artística
O curso oferece dentre outras formações a aplicação de técnicas de maquiagem artística, voltadas para a produção de eventos de moda e automaquiagem;
aplicação de técnicas de corte, penteados, coloração e descoloração de cabelos e análise das tendências da moda.
Inscrito sai capacitado
O aluno da Feevale sai capacitado para realizar tratamentos estéticos faciais, corporais e capilares, aplicando produtos, técnicas e tecnologias existentes na área da beleza. Pode atuar no planejamento e gerenciamento de centros de estética, clínicas, spas e salões de beleza. 
Cursos no Senac
O Senac Novo Hamburgo iniciará três turmas no mês de março com variados tipos de cursos na área da beleza. São eles:
10/3
 Design de Sobrancelhas 28h
18/3 
Automaquiagem 20h
24/3
 Colorimetria Avançada 24h
* Inscrições ocorrem no Senac  em Novo Hamburgo enquanto houverem vagas, ou até a data do curso.