Autarquia da água viabiliza abastecimento para moradores da Saibreira, em Nova Hartz

Obra em localidade rural favorecerá acesso à água através de união de esforços Fotos: Deivis Luz

Nova Hartz – Criar condições para que os moradores tenham acesso a água para o consumo e tarefas do cotidiano é a missão da Autarquia Águas da Nascente. Recentemente, uma iniciativa coordenada pela Administração com o apoio dos moradores da localidade da Saibreira, no bairro Imigrante, possibilitará a implantação de um sistema local de abastecimento de água.

 

O superintendente da Autarquia Águas da Nascente, Ronei Oliveira, pontua que a localidade possui um crônico problema de desabastecimento. “Os poços artesianos secaram e cerca de 30 famílias convivem com a escassez de água há cerca de 15 anos. Para devolver a dignidade aos moradores, efetuamos uma parceria com a população da localidade”, destaca o gestor da autarquia.

 

Um antigo poço existente na propriedade de um cidadão foi recuperado através de serviços de limpeza e instalação de novos canos, bombas e todo um sistema de cabeamento novos, incluindo a instalação de um poste para a RGE conectar a energia elétrica para a operacionalização das bombas de captação de água. “Em outra propriedade, colocaremos uma grande caixa de água. Nesse local, estruturamos uma base de concreto para instalar uma estrutura de ferro para o reservatório”, cita.

 

Parceria entre a Prefeitura e moradores

Ronei Oliveira esclarece que o investimento na estrutura de ferro, a abertura das valetas para instalação de cerca de 2,2 KM de canos de PVC e a mão de obra foram custeados pela Administração (R$ 28 mil ao todo). “Os moradores compraram a caixa d’água de 15 mil litros, os canos e as conexões (R$ 25 mil ao todo). Por sua vez, a Prefeitura se comprometeu com a instalação de todos os equipamentos. A previsão é de colocar em operação o sistema antes do Natal”, projeta Ronei.

Meta é levar abastecimento para outras regiões

As dificuldades no fornecimento e no abastecimento de água nas localidades afastadas da área central do município é uma realidade muito presente em Nova Hartz. “Nossa prioridade são essas regiões. Existe um outro local, próximo da Padaria Natur e outra localidade na região do Paradouro, que sofrem com esse problema de desabastecimento. Até por isso, solicitamos ao governo do Estado a perfuração de quatro poços artesianos, ainda em 2018. Indicativos nos sinalizam que existe chance de conquistarmos essa perfuração para o próximo ano. Mas, ainda é necessário aguardar. O fato é que em todas as localidades rurais não temos como resolver esse problema. Mas, temos planos de ampliar o abastecimento comunitário para reduzir os impactos da falta de água nessas localidades”, pondera Ronei.