Aumento no número de transferências da rede privada para pública não é significativo

Escolas privadas e públicas seguem fechadas Foto: Arquivo/JR

Por Caroline Waschburger

Região – Apesar de muitas famílias relatarem a transferência de seus filhos de escolas privadas para escolas públicas, o número registrado na região não é tão alarmante, de acordo com as prefeituras.

Em Sapiranga, o aumento de matrículas e transferências não foi significativo. Poucos pais procuraram as escolas ou Smed para pedidos de transferência – a maior parte no ensino fundamental. Nova Hartz não apresentou dados por não haver rede privada no município. Em Campo Bom, a procura quanto às redes também foi equilibrada.

No momento, o ensino nas escolas municipais segue de forma remota segundo as Secretarias de Educação. As escolas seguem realizando atividades não presenciais para que seja completo o ano letivo.

“Estamos no aguardo das decisões dos órgãos competentes, mas acreditamos que o retorno nesse ano será muito difícil e complexo, pois temos muitos professores que já se declararam do grupo de risco, não temos estrutura em algumas escolas para respeitar o distanciamento, além do investimento em equipamento de proteção que será altíssimo. Enfim, o retorno precisa ser analisado com muita calma e ponderação, não será fácil retornar em 2020”, declarou a Secretaria de Educação de Nova Hartz.

Alunos recebem cartilha e 4kg de frutas

Em Sapiranga, a Secretaria de Educação está entregando uma sondagem, para ser realizada e devolvida para a escola, para os alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental juntamente com 4 kg de frutas. “Todas as escolas estão passando por uma manutenção para uma possível volta as aulas”, explicou a Secretaria de Educação do município. A cartilha e as frutas foram entregues para os 4520 alunos da Educação Infantil.

“Nossa prioridade é com a vida”

“A nossa prioridade é com a vida dos alunos, professores e funcionários”, declarou a Secretaria de Educação de Sapiranga. “Estamos realizando todos os protocolos para uma possível retomada das atividades presenciais, mas o distanciamento será o protocolo mais difícil, visto que a escola é lugar de acolhimento, de relações sociais, de brincadeiras, de aprendizagem… Cada escola e Smed está realizando um Plano de Ação, além do Plano de Contingência, para a retomada das atividades presenciais”, concluiu.

Ainda não há uma previsão de data para o retorno das aulas presenciais no estado do Rio Grande do Sul.