Aulas no IFSul iniciam mesmo sem os acessos

Após um ano de obras, o câmpus Sapiranga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) está pronto para receber os estudantes, nesta segunda (4).
Porém, os detalhes na parte externa ainda tiram o sono de toda a equipe de governo da prefeita, Corinha Molling. Agora, a necessidade é a instalação de cerca de oito pontos de iluminação pública na futura Av. Carlos Gilberto Weis. “Vou receber o projeto com o custo total desta ação e estaremos encaminhando para licitação”, revela o secretário, Edison Conceição.
Nesta quarta-feira (30), o diretor do câmpus Sapiranga do IFSul, José Luis Iturriet, esteve reunido com a Prefeitura, pedindo rapidez na instalação dos pontos de iluminação. “A medida trará mais segurança e é fundamental”, disse o professor Iturriet.
Cursos de eletromecânica e informática
>No dia 4 de agosto devem iniciar as aulas do IFSul. 
>A primeira turma do Instituto Federal será a turma de eletromecânica, para estudantes que têm até o 8º ano concluído.
>À noite, serão outras três turmas do curso de manutenção e suporte em informática, que terão aulas no laboratório de hardware e software, voltados para estudantes que já possuem o Ensino Médio concluído.
>Para construir o IFSul em Sapiranga, o governo federal investiu mais de R$3.784.304,53. Nesta primeira parte da ocupação dos prédios, poucas salas de aulas serão usadas.
>No próximo ano, a expectativa da direção do IFSul é de que mais de mil estudantes  de Sapiranga e região sejam beneficiados com cursos gratuitos que serão oferecidos no local.
Acesso secundário
No lugar do mato alto, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deve construir um acesso secundário.
Notebooks prontos
Os 24 notebooks do laboratório de hardware e software estão prontos para receberem os alunos.
Avenida inexistente
Em frente do IFSul, o cenário é desolador. A Av Carlos Gilberto Weis não foi construída a tempo.
Acesso pelo retorno
A comunidade que for usufruir do IFSul precisa acessar o retorno 31 da RS-239.