Aulas gratuitas de violão para estudantes de Araricá

Musicalidade | Encontros ocorrem junto ao Centro de Cultura

Araricá – A música no município vai além do ensino da técnica e se transformou em uma importante ferramenta pedagógica no aprendizado dos estudantes da rede municipal. São pelo menos três ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação que contribuem para despertar o interesse dos estudantes pela música. “O ensino da música é um conteúdo obrigatório e que trabalhamos fortemente na rede de ensino. Temos a Banda Municipal, as Bandas Escolares e anualmente, promovemos um Festival de Bandas Marciais, que reúne todas as escolas da rede pública de ensino”, explica a secretária de Educação, Cátia Helena da Silva. Existem escolas ainda que oferecem oficina de música no turno integral, caso da Escola Martin Raschke.
Além dos estudantes terem a oportunidade de integrar a banda escolar, agora, em uma parceria entre as secretarias de Educação e Cultura e Turismo, o curso de violão é ofertado de forma gratuita. Basta que o estudante interessado leve o seu próprio instrumento. “Firmamos uma parceria com um estudante que cursa faculdade de música e é ele que repassa as técnicas de violão para os estudantes interessados no curso”, revela o secretário de Cultura e Turismo, Alexandre de Oliveira.
Formação de novos músicos
O curso de violão inicia pelo básico. “O professor ensina algumas notas para que os alunos possam executar as primeiras músicas. Desta forma, os adolescentes acabam pegando o gosto. Mais adiante, eles receberão até instruções sobre teoria musicial,” conta Alexandre de Oliveira.
Anote aí
Interessados em participar do curso de violão devem se matricular de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, na Secretaria de Cultura, que fica no Centro de Cultura. Para a Secretária de Educação, Cátia Helena da Silva, o ensino da música ajuda a aflorar o talento musical nos estudantes. “Cada banda escolar é composta de 20 a 27 estudantes. Nossa banda municipal tem 30 integrantes. Conseguimos mudar o comportamento de muitos estudantes com o ensino da música” revela Cátia.
O professor dos estudantes é o arariquense Hipólito Sá, de 23 anos. “Comecei a tocar com 14 anos e não havia aula ofertada nas escolas. Aconselho os estudantes a buscarem outros professores para ter outra influência”, cita.