Aulas da rede municipal iniciam no próximo dia 10, em Sapiranga

Foto: Departamento de Comunicação

Sapiranga – A próxima semana promete ser motivo de euforia entre os estudantes sapiranguenses. Eles aguardam ansiosos pelo dia em que poderão voltar ao convívio escolar. As aulas presenciais na Cidade das Rosas iniciam na próxima quarta-feira, 10 de fevereiro, para alunos das escolas da rede municipal. Já o retorno dos professores ocorrerá na segunda-feira, 8. Equipes diretivas e demais servidores da Educação voltaram ao trabalho nesta quarta-feira, 3 de fevereiro.

Com o objetivo de programar de forma segura o retorno às aulas presenciais, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou entre os dias  25 e 29 de janeiro, no Centro de Referência de Síndromes Gripais, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação do teste rápido para diagnóstico da Covid-19 para cerca de 1.300 servidores da Educação.

O retorno para alunos das escolas municipais ocorrerá de forma gradativa. Na Educação Infantil, (Berçário, Maternal e Jardim A) será de cinco em cinco alunos até completar as turmas. Já o Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, serão chamados 10 alunos na primeira semana, e na sequência 5 alunos, e assim sucessivamente. O objetivo é facilitar a adaptação escolar.
Além disso, os pais têm a opção de não levarem os alunos nas escolas mantendo as aulas on-line.

Medidas de higiene e cuidados necessários para evitar o contágio da Covid-19 também serão adotadas pelas escolas. Dentre algumas medidas estão: tapete sanitizante; dispenser álcool em gel; uso de álcool para a limpeza das salas a cada troca de turma;  Programa Saúde na Escola (PSE);  fornecimento de máscara para os alunos; medidor de temperatura corporal, para medir a temperatura dos alunos no portão de entrada das escolas; e uma sala própria para as crianças e adolescentes que apresentam febre.

COE MUNICIPAL

Nesta quarta-feira, 3, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, ocorreu uma reunião das equipes integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação – COE Municipal. Foram discutidas as medidas de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus no âmbito das instituições de ensino do Município. Mais de 12 mil estudantes devem retornar às salas de aula de forma gradativa.