Audiência na Câmara de Vereadores de Nova Hartz esclarece dificuldades nos serviços prestados pela RGE

Nova Hartz – Para esclarecer dúvidas dos moradores sobre recentes episódios envolvendo à prestação de serviços essenciais como o fornecimento de energia elétrica e telefonia, a Câmara de Vereadores promoveu uma audiência pública na quinta-feira (11).

No encontro, os moradores do município, mas em especial, da área rural, apresentaram suas principais dúvidas e questionamentos aos técnicos da concessionária de energia elétrica RGE presentes no evento. O morador do Morro Canudos, área rural do município, Romeu Blum, aproveitou para questionar os representantes da RGE. “Possuo redes de energia que passam dentro da minha propriedade. Não posso plantar nada no local, pois existem essas redes”, contestou o morador. Quem também apresentou suas reivindicações foi Lauro Pacheco, também morador do Morro Canudos. “Recentemente, perdi um freezer, pois o fornecimento de energia foi interrompido, e acabou queimando o aparelho no período em que o sistema ficou em meia fase”, alertou.

A mediação do encontro ficou sob a responsabilidade de Rosa Leães e da deputada estadual Sofia Cavedon (ambas do PT).

Promotoria indica formação de comissão

Presente ao encontro o promotor público de Sapiranga, Michael Flach, explicou que formalmente, não existem reclamações sobre o fornecimento de energia elétrica protocoladas no Ministério Público. “Sugiro aqui aos moradores e as lideranças que formem uma comissão para tratarmos essas dificuldades, nas próximas semanas, para obtermos eficácia na resolução dos problemas”, sugeriu.

RGE argumenta que tem investido

O representante da RGE, Edson Braz, fez diversos esclarecimentos e ressaltou que a ampla maioria dos casos para desligamentos inesperados e interrupção no fornecimento de energia que ocorrem nos município é devido à árvores de grande porte que encostam na rede elétrica da RGE. “Principalmente, nas áreas rurais”, reforçou Braz. O diretor explicou ainda que mais de R$ 2 milhões foram investidos na área de Nova Hartz no 1º trimestre de 2019. “Conectamos uma antiga rede da RGE Sul com uma rede da RGE (Araricá e Nova Hartz pertenciam à empresas diferentes) que trará mais confiabilidade ao sistema. Além disso, dos 4.076 postes, em Nova Hartz, 77% do total é de concreto. Contamos com apenas 948 estruturas de madeira no município, e isso não é pecado. Até dezembro, outros 113 serão substituídos. Em 2016, a média foi de 12,91 horas por ano de falta de energia, em 2018, este percentual caiu para 6,51 horas, conforme relatório auditado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Leitura e entrega das contas

O responsável pelo setor de leitura e entrega das contas de energia elétrica da RGE, Fábio Calvo, explicou outro questionamento aos moradores presentes na audiência. “A partir de julho de 2019, passamos a adotar a leitura plurimensal. Essa é uma novidade aplicada em Nova Hartz, mas comuns em outros municípios. Comunicamos para 850 clientes de área rural sobre essa alteração. No percurso, identificamos que 450 clientes foram incluídos na área urbana, e isso será ajustado. Sobre a entrega de contas no posto de atendimento, quem deseja receber a fatura em outro local, deve registrar esse pedido junto à RGE”, alerta Fábio Calvo.

Foto: Assessoria / Sofia Cavedon