Audiência destaca melhorias no transporte público de Campo Bom

Arquivo JR

Campo Bom – Ainda no ano de 2021, sob o comando do então presidente da Câmara de Vereadores de Campo Bom, vereador Alexandre Hoffmeister, o município realizou uma audiência pública para tratar de questões referentes ao transporte público dentro da cidade. Na ocasião, os moradores de Campo Bom apresentaram algumas defasagens e insatisfações no que diz respeito a circulação de ônibus dentro do município.

 

Após a audiência, a análise feita sobre as situações que foram apresentadas durante a sessão e as soluções para os problemas discutidos foi de plena aprovação.
Entre os planos que foram abordados para melhor acompanhamento das linhas de ônibus que transitam no município, destaque para a criação de um aplicativo para celular, onde questões referentes ao transporte público dentro da cidade serão estudadas e, futuramente, instaladas para melhor atender a comunidade.
Outro ponto de destaque observado na reunião e que poderá entrar em vigor em um período próximo é o de vigilância dentro dos ônibus que circulam em Campo Bom. Pauta recorrente na região, a segurança da população sempre está em primeiro plano para a gestão municipal. Por isso, a colocação de câmeras de segurança no interior dos veículos é tida como uma alternativa para auxiliar a comunidade na busca pelo melhor aproveitamento dos automóveis públicos de transporte.

Por enquanto, não há previsão de nova audiência sobre o tema abordado
Apesar da facilidade que as questões apresentadas em um cenário de audiência pública propõe, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança do município, informa que não poderão ser realizadas outras sessões neste cenário por conta de exigências legais. A seguir, o comunicado que esclarece essa discussão sobre as audiências públicas na cidade: “Por enquanto, não há previsão de nova audiência, pois a lei exige apenas uma. Caso ocorra alguma reivindicação da população há previsão no contrato da possibilidade de modificações”.

Andando junto
Como forma de suprir as necessidades da população e atender as suas demandas, a Prefeitura estará trabalhando em conjunto com os órgãos responsáveis pelo transporte público. Desta forma, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara, explica que a gestão de Campo Bom estará atuando de forma a suprir quaisquer necessidades que puderem surgir na resolução dos problemas discutidos na audiência do ano passado. “O contrato prevê que, caso houver prejuízo à empresa de transporte coletivo, contratada, a Prefeitura cobrirá o déficit comprovado”, pontua o secretário Rosalino.

Segurança nos Ônibus
Para a Administração de Campo Bom, a melhora nos serviços de transporte público é pauta essencial para o desenvolvimento do município. Para isso, audiências públicas, como a do mês de dezembro, são consideradas essenciais para o debate e esclarecimento de questões consideradas fundamentais pela população.
Diante deste cenário de melhora dos serviços públicos, o transporte será um dos pontos a ser trabalhado neste início de 2022. O prefeito Luciano Orsi destaca algumas melhorias e novidades que poderão surgir nos ônibus nos próximos meses. “Haverá transporte integrado, aplicativo de orientação de localização e horários dos ônibus aos passageiros, além de câmeras de segurança no interior dos veículos. Consideramos a demanda da comunidade para melhor atendê-la”, aponta o prefeito.

 

Os presidentes
– A audiência pública aconteceu ainda no ano de 2021, quando a Câmara de Vereadores era presidida pelo vereador Alexandre Hoffmeister (Progressistas). Perguntado sobre o debate realizado na Câmara ainda em dezembro do ano passado, o vereador disse: “o transporte público é um tema muito importante, temos que ter muita atenção quando avaliamos esse assunto. Estamos atentos a todos os detalhes com o objetivo de garantir o melhor para a população de Campo Bom”.

– Na tarde de segunda-feira, 3, a vereadora e professora Gênifer Engers (PDT) iniciou seu mandato como presidente da Câmara de Vereadores de Campo Bom para o ano de 2022. A parlamentar comandará as atividades do Poder Legislativo até 31 de dezembro deste ano.
De forma inédita, Gênifer será a primeira mulher a ocupar esta posição na história do município. “Estamos com umas ideias bem legais que temos o objetivo de implementar ao longo do ano, sempre buscando o protagonismo que o Legislativo merece, garantindo o melhor para nossa população”, comentou a presidente.