Atualização sobre a chuvarada: Campo Bom registra queda de muros, alagamentos e inicia arrecadação de donativos para atingidos

Região – Em poucas horas a Estação Climatológica, de Campo Bom, e que integra o sistema de monitoramento sobre o clima do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou mais de 100 milímetros de chuva. E a consequência para os municípios não poderia ser outra: alagamentos, queda de muros e muita coisa para limpar durante o sábado (9).

Em Campo Bom, a Defesa Civil atendeu diversos chamados durante a madrugada e trabalhou incessantemente até às 5 horas para amenizar os reflexos da chuvarada. As ocorrências que mais geraram impactos foram o transbordamento do Arroio Schmidt, no eixo da Avenida dos Estados, próximo do Ginásio Municipal, e na região do bairro Quatro Colônias, onde o arroio que leva o mesmo nome voltou a transbordar, invadindo residências na região da Rua Beija Flor. No bairro Dona Augusta, na esquina da Avenida Santa Catarina com a Rua Pelotas, o muro de uma residência não suportou o volume de água e caiu completamente, ocupando parte o passeio público. Aliás, a queda de muros também afetou duas residências no Loteamento Firenze, no bairro Metzler, em Campo Bom.

Queda de muro no Loteamento Firenze

Proprietários de duas residências em regiões próximas do Loteamento Firenze, em Campo Bom, registaram prejuízos com a chuva que iniciou na noite da sexta-feira (8). Na rua Zenaide Ventura Martins, 74, um muro de mais de três metros de altura caiu sobre o pátio da residência ao lado com a chuvarada. Felizmente, ninguém se feriu e o dano foi apenas material. “A Defesa Civil veio até aqui e explicou que só podemos mexer quando o tempo firmar”, relatou a proprietária Cecília Pereira. Na Rua Odanilo Rambor, próximo deste primeiro local, outro muro caiu, também sobre o pátio de outro vizinho. O proprietário, Moisés Kayser, 37 anos, explicou. “Foi por volta da meia-noite, quando eu estava na casa da minha mãe”, disse o campo-bonense.

Prefeitura de Campo Bom monitora e auxilia

Não há desabrigados em Campo Bom, mas o prefeito Luciano Orsi acompanha de perto os casos. A secretária de Obras, Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação ( Sedsh), Departamento de Trânsito e Defesa Civil trabalham neste momentos em diversos pontos da cidade, especialmente, no loteamento Vila Nova, bairro Quatro Colônias e bairro Operária. A arrecadação dos donativos, que podem incluir alimentos, móveis, roupas, calçados, produtos de limpeza, eletrodomésticos, entre outros, são bem-vindas. Mais informações também podem ser obtidas com Renata, da Sedsh, pelo telefone 996-687-419. A entrega pode também pode ser feita, a partir de segunda, nos fundos do Ginásio Karl Heinz Kopittke (Av. Adriano Dias, nº 720, Centro), de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h. A Defesa Civil também auxiliará no recolhimento de donativos na casa das pessoas, podendo a busca ser agendada pelo telefone (51) 3597 3683.

Fotos: Jornal Repercussão