Atuação do CRECI-RS busca excelência da categoria dos corretores de imóveis

Sapiranga– A categoria dos corretores de imóveis é uma das poucas mais de trinta profissões regulamentadas no Brasil. O CRECI, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul- 3° região, tem sua sede em Porto Alegre  e abrange todo o estado. Desde janeiro de 2020, Adolpho Nitschke assumiu como delegado do CRECI-RS em Sapiranga, responsável pelas cidades de Sapiranga, Nova Hartz e Araricá.

O trabalho de fiscalização tem como diretrizes principais combater o exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, opor-se ao acobertamento por imobiliárias que usam corretores não habilitados pelo curso e observar o cumprimento dos honorários previstos em tabela dos  CRECIS , evitando a prática do aviltamento de comissões -que se dá quando o percentual é muito abaixo, fazendo com que a negociação esteja fora dos padrões.

 

“Hoje tu ser corretor de imóveis é um privilégio, uma profissão reconhecida, temos muito ainda a melhorar, muito a se combater no mercado, porém, estamos buscando algumas alterações a nível de país para colocar nossas resoluções de acordo com o momento atual”, salienta Adolpho, que defende aproximar o Conselho da comunidade já que quase todas as cidades do país possuem corretores de imóveis. As delegacias têm também a função de esclarecer a importância de um profissional qualificado e dar o suporte para os que já atuam na área.

“Em um futuro próximo, queremos uma sede própria em Sapiranga, como Novo Hamburgo, mas por enquanto a sede é na Imobiliária Nitschke e os corretores poderão ir ali, usar o espaço, tirar dúvidas. Eu fico a disposição no whatsapp, telefone, email e  redes sociais, sempre que precisarem.”

A primeira lei de regulamentação dos corretores de imóveis data de 1962, ou seja, no próximo ano comemora-se 60 anos da implementação da lei, desde então aconteceram atualizações na legislação sempre visando adequar o momento atual e trazer mais segurança jurídica ao mercado imobiliário, tanto para os profissionais quanto para a sociedade. Hoje a categoria conta com quase 400 mil corretores cadastrados em todo o país.