Atrações turísticas no município de Sapiranga

Belezas naturais da Reserva Ecológica Picada Verão.

Sapiranga – O município de Sapiranga oferece aos seus visitantes uma série de atrações turísticas que vão de opções de lazer em meio à natureza até espaços de lazer e entretenimento para o convívio na comunidade. Quase uma dezena de camping e balneários com belezas naturais exuberantes estão à disposição para serem explorados. Quando o assunto é cultura, uma opção é o Parque Municipal do Imigrante, que além de espaço para caminhadas, cachorródromo, pracinha, também é palco de eventos como a Festa das Rosas, Acampamento Farroupilha e outras promoções.

Já quem deseja voltar ao passado, uma opção é uma visita ao Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer. O espaço foi instalado em 1996 na antiga Estação Ferroviária Sapyranga, desativada na década de 1960, e que também já abrigou a Biblioteca Municipal. Além da estação (que mantém algumas características originais), parte dos trilhos seguem no local, lembrando o meio de locomoção responsável por transportar o desenvolvimento da região.

Os amantes de história não podem deixar de conferir o Caminhos de Jacobina. O roteiro apresenta pontos que retratam a trajetória do episódio dos Mucker, que marcou a história de Sapiranga na segunda metade do século 19. Os pontos oficiais do trajeto são os túmulos dos colonos no Cemitério Amaral Ribeiro, a estátua do Coronel Genuíno Sampaio e a Cruz de Jacobina.

O morro da Pedra Branca, que fica no trecho inicial, em uma curva da estrada que leva ao topo do Morro Ferrabraz, é outro atrativo. Já o Ferrabraz é um verdadeiro cartão-postal da cidade, além de uma paisagem de tirar o fôlego, o morro oferece condições ideais para práticas de voo livre. O relevo é formado por rochas de origem vulcânica e sedimentar, e a altitude no local chega a 779 metros.