Atrações turísticas de Nova Hartz são listadas para integrar rota do Vale Germânico

 Nova Hartz – Consciente de que um roteiro turístico não se constrói do dia para noite, a Prefeitura de Nova Hartz busca de forma progressiva listar e estruturar as suas principais atrações na área. Recentemente, uma agenda de sensibilização com os proprietários de empreendimentos particulares foram visitados pelo diretor do Departamento de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Nova Hartz, Juliano Marmitt, e por membros da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS).
Com o Conselho Municipal de Turismo estruturado, Nova Hartz se prepara para ingressar, em julho, no Vale Germânico, e posteriormente, elaborar o seu Plano Municipal de Turismo. Enquanto isso. o diretor Juliano Marmitt, visita e apresenta o conceito do Vale Germânico aos principais responsáveis pelos atrativos particulares, e que, futuramente, poderão integrar esse roteiro. “Estou em busca de formarmos uma rota grandiosa. Não temos apenas o caminho Roda D’água e a agricultura familiar. Temos cascatas, trilhas, hoteis, pousadas e empreendimentos particulares com atrações que precisamos potencializar”, enumera Juliano.

Atrativos em meio à natureza, o ponto forte da cidade

O diretor de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Juliano Marmitt, esclareceu ainda que a ideia é integrar a essa futura rota municipal dentro do Vale Germânico, verdadeiros tesouros existentes na região dos contrafortes do Ferrabraz, em especial, em Morro Canudos. “Visitei o morador, Joel Wagner, que possui uma casa no estilo Enxaimel (foto acima) e a sua propriedade possui outra infinidade de atrativos naturais, entre eles, trilhas e acesso para uma cascata. Ainda há vista panorâmica para Nova Hartz, e isso pode ser explorado magnificamente. Também possuímos o projeto, em andamento, da revitalização do Parque da Cascata, que servirá como um Centro de Apoio ao Turista, e possuirá um restaurante”, detalha o diretor, citando que a elaboração do Plano Municipal de Turismo tornará mais visível e palpável o que Nova Hartz pode ofertar em tema de atrativos aos visitantes.

Empreendimentos particulares têm grande potencial e farão parte do Plano de Turismo

Uma das visitas realizadas, recentemente, foi no megacomplexo de propriedade do empresário, Sergio Ermel, na rua Linea Maria Gewehr. “Essa atração é fantástica. Tem campo de golfe, igreja, museu, microcervejaria com restaurante, anfiteatro com palco ao ar livre, cabanas para estadia e uma série de atrações. Este empresário, inclusive, já sinalizou que deseja muito explorar a questão turística e se demonstrou muito aberto”, exemplificou Juliano (foto). O Vale Germânico contemplará diferentes ações e áreas (Caminho das Cervejarias Artesanais, Caminhos Rurais, Caminhos dos Sabores e o Caminhos da Fé) e Nova Hartz possui atrações em todas essas áreas.

Potenciais turísticos

BARRAGEM DA BICA
De propriedade de Marcos Huyer, a barragem integra uma reserva ambiental no bairro Arroio da Bica. São 6 hectares de espelho d’água e outros 200 de mata

HOTEL
O Visconde D’Itália Spa é outro atrativo com potencial

MEGACOMPLEXO
Terá cervejaria, campo de golfe, estadia e um caminho da fé