Atleta aprova complexo do Skate Park

Prefeitura dá continuidade ao projeto no Parcão para que Município conte com local propício para a prática do skate

Uma bandeira antiga da juventude e dos skatistas sapiranguenses está bem próxima de se tornar realidade: é a construção do complexo Skate Park. O local – que terá duas pistas, uma para os adeptos da modalidade street e outra para os amantes da modalidade bowl – deve ser concluído em 2017. Mesmo com poucos adeptos da modalidade bowl no Município, a pista se transformará em uma referência para quem pratica o esporte no Estado e no País.

Para Hericles Fagundes, campeão mundial de Bowl Amador 2015 Ranking (WCS), vice-camnpeão Brasileiro de Skate Bowl Banks Amador 2014 e 3º colocado no Santa Cruz Bowl Connection, disputado em 2017 na Argentina, a pista em construção em Sapiranga é de alto nível. “Será indispensável constituir uma escolinha para que a modalidade seja conhecida e praticada”, cita.

A palavra de quem anda de skate

“O skate está em uma ascendente muito forte no mundo todo, além dos novos skatistas, toda uma geração com um pouco mais de experiência está voltando a andar. Estamos fortificando a família do skate com esta pista aqui em Sapiranga, e quando falo em família não somente os skatistas em si, mas filhos, esposas e pais que voltaram a praticar o esporte. Com a pista aqui em Sapiranga, surge a esperança de aparecer mais novos talentos como o Hericles, o Pedro Barros, Mika, Bob Burquist, Miquim, Marcelo Chagas e tantos outros. Isto vale na modalidade vertical como no street, que tem uma galera andando muito bem e com as duas pistas irão se desenvolver cada vez mais”, cita Mirco Coronetti, praticante da modalidade bowl e acupunturista.

O crescimento de um campeão do skate

“Conheci o skate pela televisão. Com nove anos, quando eu morava em Sapucaia do Sul, iniciou um movimento forte de skatistas no meu bairro. Foi então que ganhei da minha mãe o meu primeiro skate. Fui morar no bairro Campina, em São Leopoldo, e descobri a modalidade bowl. Comecei a disputar campeonatos da modalidade street e depois em rampas. Aos 16 anos, saí do Rio Grande do Sul e fui morar em Santa Catarina e foi quando as coisas começaram a mudar. Evoluí, comecei a ganhar campeonatos e aos 18 anos comecei a viajar para fora do Brasil. Disputei campeonatos na Argentina, Chile e Califórnia, onde fui campeão mundial amador em 2015”, recorda Hericles Fagundes.

O campeão acredita que a pista de Sapiranga servirá de exemplo para outros municípios. “Ainda faltam pistas de bowl públicas para o pessoal praticar”, pondera.