Atendimento de excelência na Sedetur de Campo Bom

Campo Bom utiliza a certificação no sei site oficial/ Foto: Arquivo

A criação de um ambiente favorável aos negócios necessita de uma série de fatores que, indispensavelmente, precisam estar conectados e trabalhando com uma boa sinergia. De nada adianta ter boa vontade, mas pecar no atendimento ou não compreender a real necessidade do empresário, seja para a implantação ou expansão de uma empresa.

Em Campo Bom, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), construiu uma ampla rede de acolhimento para captar cada vez mais ideias empreendedoras. O reflexo desse atendimento é percebido de duas formas: através dos dados do Caged, mas acima de tudo, pelas opiniões e a chamada propaganda de boca a boca junto àqueles que fazem a economia girar, ou seja, os empresários. “Iniciamos conversas, em 2018, com o diretor Airton Schaeffer. Eles nos colocaram em um carro e nos mostraram vários prédios disponíveis para a nossa empresa. Fomos muito bem atendidos”, relembra o sócio e diretor comercial da Elastomer, Felipe Vilanova, que trocou Estância Velha por Campo Bom.

O titular da Sedetur, Henrique Scholz, possui diversos retornos positivos do atendimento diferenciado das equipes da secretaria. “O prefeito fica muito satisfeito quando ele visita uma empresa que conta com incentivos da Prefeitura e os diretores elogiam o nosso esforço em buscar a solução das dificuldades dos empresários”, pontua.
É a Sedetur que conecta e destrava processos administrativos quando necessário, junto a outros setores da Prefeitura como Vigilância Sanitária, Meio Ambiente (que cuida das licenças ambientais), Fiscalização/Finanças ou Obras. “Essas pastas possuem um papel vital para conseguirmos dar andamento às necessidades dos empresários. E, às vezes, se não existe um trabalho sincronizado, algum despacho pode comprometer o todo”, pondera Henrique.

Na hora de receber e encaminhar documentos das empresas junto à Prefeitura, a experiência da equipe da Sedetur fala mais alto e os servidores conseguem filtrar eventuais itens que podem travar um ou outro despacho interno nos setores. “Antes de o problema aparecer, atacamos ele preventivamente. Prestamos todo o suporte aos empreendedores que escolhem Campo Bom para ampliar ou abrir o seu negócio. Esse contato do empresário conosco é fundamental para sabermos a demanda deles.”

Estatísticas do setor

A média mensal na Sala do Empreendedor é de 800 de atendimentos. Na secretaria é de 600. Em julho, foram 139 novos cadastros de empresas. Campo Bom possui 7.588 cadastros de empresas ativas. Os MEIs lideram o ranking de alvarás emitidos em julho, com 40%, seguido das ME com 36%.

ELASTOMER TROCOU ESTÂNCIA VELHA

A Elastomer Indústria de Artefatos de Borracha é uma das empresas prospectadas pela Sedetur. “Em 2018, nos vimos obrigados a aumentar a nossa operação. Inicialmente, procuramos a Prefeitura de Estância Velha, onde possuíamos uma unidade, mas o incentivo oferecido não se enquadrava na nossa realidade. Procuramos Novo Hamburgo, fomos mal atendidos na época e ficamos bem chateados. Soubemos por outros empresários do atendimento de Campo Bom e procuramos a Prefeitura, em julho de 2018. Escolhemos um prédio, e hoje, três anos depois, cumprimos com tudo o que foi nos pedido, e de lá para cá, só crescemos. Dobramos a meta estimulada pela Prefeitura de funcionários, nosso faturamento mais que dobrou e, hoje, nosso prédio está pequeno. Procuramos Campo Bom por ser bem falada entre os empresários e tudo o que esperávamos aconteceu”, relembra o sócio e diretor comercial da Elastomer, Felipe Vilanova.

SBP INJETADOS SE INSTALOU EM 2017

“A prefeitura e a gestão de Campo bom é simplesmente espetacular quando se fala em atender bem e acolher as indústrias no município. Chegamos aqui em 2017, na época nos atenderam de um dia para o outro, agilizaram e não mediram esforços para nosso início na cidade, ficamos inclusive muito orgulhosos pois o próprio prefeito, Luciano Orsi, foi nos visitar, nos dando boas vindas e entregando o alvará. Agora, em 2021, procuramos a Prefeitura para auxílio e prontamente fomos atendidos pelo seu Airton. A agilidade e simplicidade que a Administração de Campo Bom atende não tem comparação. Não mediremos esforços para crescer juntamente com o município”, avalia o diretor da SBP Injetados, Fagner Fabiel dos Santos Rosa.

Fala, prefeito

 

“Entendo que, para seguir avançando na economia, na geração de emprego e renda, é preciso oferecer condições para que as empresas cresçam junto com a cidade. Isso só é possível com um atendimento capacitado e de qualidade, como o que é feito aqui. Os números positivos registrados pelo Caged atestam que o objetivo está sendo alcançado. Campo Bom é hoje a melhor cidade para se empreender do sul do país, e isso muito se deve pelo trabalho que é feito pela nossa Sedetur.”