Atenção na hora de consertar os amassados e arranhões

Experiência | Empresário expõe seu conhecimento na área de reparações veiculares

Um pequeno descuido na condução do automóvel ou da motocicleta pode gerar necessidade de reparos na lataria ou na carenagem da moto. Seja por um raspão no portão da residência ou devido a um acidente de trânsito, os proprietários de veículos buscam socorro nos centros especializados em reparação automotiva.

Estas oficinas oferecem desde a pintura total dos veículos ou motos, serviços de espelhamento, recuperação de parachoques e a técnica de martelinho de ouro (método de desamassar pequenas imperfeições na lataria).

Um dos profissionais mais procurados em Sapiranga é o empresário do bairro Sete de Setembro, Giovani Schneider. “Trabalho com isso desde os 12 anos. Iniciei construindo aeromodelos e fazendo o acabamento e pintura”, relembra o empresário.

Mas, foi em 1996, com 19 anos, que Giovani começou a definitivamente entrar no mercado de reparações veiculares. “Comecei pintando motos, especialmente as importadas. Fiz isso durante dez anos. Depois, abri o leque e comecei a pintar motos comerciais. Há cerca de um ano comecei a pintar veículos e a procura tem sido bem grande”, comenta o empresário. Com a crescente demanda, Giovani viu a necessidade de mudar de endereço e decidiu construir uma sede mais ampla. “Antes, eu tinha a oficina no pátio da casa da minha mãe. Fiquei lá durante 19 anos”, cita.

O conhecimento de Giovani ajudou o empresário até a levar sua técnica para o continente europeu, mais precisamente à Alemanha. “Um conhecido meu foi morar lá, conhecia meu trabalho e enviou de lá um capacete e uma bicicleta para eu pintar”, valoriza Giovani.

Para os proprietários de veículos que necessitam providenciar reparos em seus veículos, Giovani dá a seguinte orientação. “Na pesquisa de mercado que a pessoa faz, não se deve apenas pesquisar o preço e sim a qualidade do serviço”, diz o empresário, lembrando que suas tintas possuem 20 anos de garantia na repintura.

Centro automotivo atento no consumo de energia e água

A construção do prédio onde está localizado o Centro Automotivo Giovani Schneider (Rua Major Bento Alves, 882) levou em consideração, também, a sustentabilidade. Através de um sistema de calhas, toda a água da chuva é direcionada para caixas de água, onde ela fica armazenada. “Esta água usamos para os banheiros. Minha ideia é fazer outro sistema de captação de água da chuva para utilizar na lavagem do piso da oficina, quando necessário. Tenho ligação com a rede da Corsan feita por registros, mas até hoje não utilizei”, conta.

O telhado é outro diferencial do prédio. “Instalei telhas semitransparentes na parte central do prédio que oferecem grande luminosidade na parte interna. Elas ajudam ainda a manter agradável a temperatura dentro do prédio”, diz. Outro diferencial é a iluminação. “Todas as lâmpadas do prédio são de LED” conclui.