Atenção famílias! Inicia a vacinação nacional contra a poliomielite

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Região – Iniciou na segunda-feira (5), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos. A mobilização vai até o dia 30 de outubro nos postos de saúde. As prefeituras alertam que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia da Covid-19, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. No sábado (17), a vacinação será reforçada com o dia de mobilização nacional. A Campanha é válida ainda dentro da estratégia de imunizar e atualizar a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, até 15 anos de idade. A ação que segue orientação do Ministério da Saúde é direcionada a crianças de 1 ano aos 5 incompletos – até os 4 anos, 11 meses e 29 dias – para evitar a paralisia infantil.

 

A Prefeitura de Sapiranga reforça que esta ação tem como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

 

A população-alvo de Sa-piranga é de 19.837 pessoas, sendo que até 5 anos são 6.638 crianças para as quais a meta mínima é de vacinar 95% do grupo alvo e, das demais faixas etárias, contabilizam 13.199, que terão o calendário vacinal atualizados.

Atenção Campo Bom

A comunidade poderá se direcionar a todos os postos de saúde do município, com exceção da UBS Operária, que passa por obra de reforma e ampliação. Os atendimentos serão por ordem de chegada. A secretária de Saúde, Susana Ambros, garante que a Administração Municipal está preparada para receber os moradores e evitar aglomerações. “Os profissionais estão equipados para manter o distanciamento entre os pacientes e preparados para realizar a higienização com álcool gel de cada morador que chega na unidade”, explica. Segundo ela, a campanha é direcionada para as crianças e adolescentes, mas a comunidade, de qualquer faixa etária, pode atualizar sua carteira de vacinação. “Qualquer morador pode ir até a unidade de saúde mais próxima da sua casa, atualizar sua carteirinha ou conferir se está tudo em ordem”, diz.

Antes de sair de casa, confira os horários de atendimentos para evitar filas e desencontros

Campo Bom

UBS Paulista, UBS Celeste e Centro Materno Infantil (CMI): de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min Demais unidades: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30

Sapiranga

Em todas as unidades de saúde. Recomenda-se o uso de máscara e será permitido um acompanhante por pessoa a ser vacinada.