Atenção especial ao educando em Sapiranga

NAEE | Núcleo oferece triagem auditiva para alunos que apresentam suspeita de comprometimento auditivo

Sapiranga – O cuidado e atenção com o desenvolvimento educacional dos alunos da rede municipal de Sapiranga não está restrito apenas às salas de aula das escolas. O Núcleo de Atendimento Especializado ao Educando (NAEE) oferece uma série de serviços aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município, como atendimento fonoaudiológico, terapia ocupacional, atendimento psicomotor, atendimento psicológico e atendimento psicopedagógico.

Como parte do atendimento fonoaudiológico, a equipe do NAEE, que conta com duas fonoaudiólogas, realiza duas vezes por semena uma triagem auditiva, para identificar possíveis comprometimentos auditivos nos alunos. “Fazemos em média 13 atendimentos de triagem por semana, três nas terças-feiras pela manhã, dez nas quintas-feiras. Nossa agenda costuma ser bem cheia. Caso algum problema seja identificado na triagem, encaminhamos o aluno para a USE (Unidade de Saúde Especializada). E, se houver algum problema na fala, marcamos sessões de terapia fonoaudiológica também”, explica a fonoaudióloga Denise Diettrich.

Mais de 160 alunos atendidos no Núcleo

O Núcleo de Atendimento Especializado ao Educando atende mais de 160 alunos da rede municipal de Sapiranga e conta com 12 profissionais que se reúnem semanalmente para estudos de caso e definição de plano terapêutico para os alunos. O atendimento acontece individualmente, no turno oposto ao horário de aula e é realizado por profissionais capacitados com formação específica. A equipe de técnicos é constituída por psicólogos, fonoaudiólogas, psicopedagogas, terapeuta ocupacional e psicomotricista.