Atenção com as pulgas e carrapatos

Transtorno | A pulga adulta pode colocar 50 ovos por dia

Por Felipe Cemim, veterinário da Tierplatz

Por estarmos em uma região do Brasil onde ainda temos um período do inverno com frio mais intenso, a chegada da primavera e do verão, com clima mais quente e períodos de grande umidade, faz ressurgir um problema que muitas vezes fica adormecido e não atormenta muito nossos cães e gatos no inverno. Estamos falando das pulgas e carrapatos.

As pulgas se alimentam do sangue de seus hospedeiros. Seu ciclo de vida passa pela fase de ovo, larva, pupa e pulga adulta. A pulga adulta representa apenas 5% do total de pulgas presentes no ambiente, e tem capacidade de colocar de 20 a 50 ovos por dia. Os ovos são depositados no corpo do animal mas caem e ficam alojados entre as fibras de tecidos, ou então em pequenas frestas do chão. Após 1 a 6 dias, os ovos eclodem e aparecem as larvas.

Após 7 a 15 dias, as larvas se transformam em pupa (como se fosse um casulo de borboleta), e podem perdurar nesse estágio por até 6 meses. A pulga jovem eclode da pupa em condições ideais de temperatura e umidade. Esse é o principal motivo de aparecerem “surtos” de pulga no início do verão, pois as formas de ovo e larva vão evoluindo até a fase de pupa, que podem eclodir todas de uma única vez, aguardando por até 6 meses as condições climáticas adequadas.

Além de causarem transtorno aos animais pela sua picada, em alguns casos podem transmitir algumas doenças, como o dipylidium, um verme intestinal de cães, transmitido pela ingestão de pulgas adultas contaminadas pelos cães durante o momento de se coçarem ou se lamberem.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664