Atenção ao idoso é prioridade na região

Terceira idade | No mês de celebração dos idosos, o Jornal Repercussão lista serviços que os municípios oferecem a eles

Região – Em setembro, vários municípios da região estão celebrando, por meio de programações especiais, o mês do idoso. Porém, é possível verificar, pelos serviços oferecidos pelas Prefeituras, que a atenção para os membros da terceira idade é valorizada o ano todo na região.

Um dos principais serviços é o de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com os grupos de idosos à ele vinculados. Em Campo Bom, o CRAS realiza encontros quinzenais em dois grupos, denominados: Grupo Idade Feliz, que conta com a participação de 25 idosos e o Grupo Sempre Unidos, também com 25 participantes. Os Grupos de Idosos já se encontram no CRAS com essa configuração de Serviço de Convivência há aproximadamente oito anos, onde desenvolvem atividades como oficinas de artesanato, músicas, coral, baile, visitas a asilos, visitas a outras instituições e passeios. Já o CREAS em Campo Bom contempla atividades como acolhimento, visita domiciliar, acompanhamento psicossocial e documentação judicial.

Ações desenvolvidas para idosos em Sapiranga

Em Sapiranga, há quatro grupos de convivência dos idosos (o União, que tem encontros no bairro Santa Fé, o Esperança, que se reúne no CRAS do Amaral Ribeiro, o São Luiz, com encontros na Unidade de Referência de Assistência Social São Luiz e o Primavera, também com encontros no bairro Amaral Ribeiro). O idoso também recebe atenção na Saúde: todas as segundas-feiras, na Unidade Sanitária do Centro (Avenida João Corrêa, 1658), há um geriatra totalmente a disposição dos idosos. Os atendimentos são prestados na Unidade Sanitária todas as segundas-feiras, das 7h às 18h, sempre com agendamento de consultas.

Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Sapiranga

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664