Atenção ao destinar o seu lixo eletrônico

Região – Assim como todas as categorias de lixo que devem ter um destino apropriado, o lixo eletrônico tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. Todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos se encaixa nesta categoria, como telefones celulares, baterias, computadores, televisores, impressoras, entre outros.
Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água, ocasionando a prejudicação ambiental.
Com este foco, uma iniciativa da Incubadora Tecnológica da Feevale, em parceria com o Grupo Interno de Gerenciamento Ambiental da Instituição (GIGA), promove desde a segunda-feira (13) uma ação de recolhimento de aparelhos eletrônicos. A coleta dos equipamentos ocorrerá até a quarta-feira (29), das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira no prédio do Núcleo de Extensão Universitária da Feevale.
Nos municípios de abrangência do Jornal Repercussão (Sapiranga, Campo Bom, Araricá e Nova Hartz), os lixos eletrônicos também podem ser descartados em pontos específicos (confira na tabela ao lado). Mas a responsabilidade não é somente das prefeituras (que assumem este papel), devido a não regulamentação pelo governo federal da chamada logística reversa para os eletrônicos. 
A logística reversa, prevê o retorno para a indústria destes materiais, para que possam ser novamente aproveitados pelo fabricante.