Atenção ao curtir as praias de Santa Catarina

Poluição | Falta de tratamento de esgoto torna praias impróprias para banho

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma), órgão do governo de Santa Catarina publicou na última semana, novo relatório sobre as condições das praias catarinenses. As análises feitas entre a quarta-feira, 10, e sexta-feira, 12, mostram que 141 pontos estão próprios para banho – 18 locais a mais que no último relatório. Em Florianópolis, 45 estão em boas condições e 30 estão impróprias. Nas demais regiões do litoral, 96 estão próprias e 40 estão sem condições apropriadas para banho. A Fatma analisa 211 pontos no total.

Em comparação à análise anterior, o relatório mostra que houve um aumento do número de pontos próprios para banho. Vinte e dois pontos passaram para próprio e quatro para impróprios. O técnico de laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, responsável pela balneabilidade, explica que a melhora deve-se a dois fatores. “As chuvas diminuíram no Estado e a quantidade de pessoas que circulou pelo litoral também, tudo isso influencia na quantidade de dejetos que chegam ao mar”.

A Fatma conta com a parceria do Corpo de Bombeiros para fazer as coletas nas praias e devido aos atendimentos do período de Carnaval houve um atraso na captação das amostras. “Com o intenso movimento do feriado, o trabalho deles é focado em salvaguardar catarinenses e turistas. O pequeno adiamento não prejudica o resultado”, explica.

Confirma esta reportagem na íntegra na edição impressa do Jornal Repercussão.