Astro do rock Van Halen influenciou músicos locais

Sapiranga – No dia 6 de outubro, terça-feira, o universo da música perdeu um dos seus principais ícones de toda a história. Após uma batalha de cinco anos contra um câncer na garganta, Eddie Van Halen morreu aos 65 anos em Santa Mônica, na Califórnia.

 

Aos 17 anos, o holandês, junto de seu irmão, Alex, fundou a banda Van Halen e iniciou sua trajetória, que o levaria a ser reconhecido como um dos principais guitarristas de todos os tempos. Ele ajudou a popularizar a técnica de solo de guitarra conhecida como tapping, permitindo que arpejos rápidos fossem tocados com as duas mãos no braço da guitarra (enquanto que num acorde as notas são tocadas todas de uma vez, no arpejo essas mesmas notas são tocadas uma a uma). Eddie foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Guitar World, em uma votação que contou com mais de 500 mil votos, e o oitavo maior guitarrista, segundo a revista Rolling Stone.

 

Em 1978, a banda Van Halen lançou seu primeiro disco homônimo, que vendeu mais de 10 milhões de cópias somente nos Estados Unidos. Ao longo da carreira, o grupo produziu 12 álbuns de estúdio, que, no total, atingem quase 100 milhões de cópias vendidas ao longo de 42 anos de existência da banda, desde o primeiro lançamento.

Van Halen é referência

Eddie Van Halen, através de suas técnicas inovadoras, influencia gerações e músicos que começam suas carreiras mais de quatro décadas após o início do sucesso do músico holandês. É o caso de Francisco Wartchow, o Chico, guitarrista da banda sapiranguense Alcaholy. Para ele, o Van Halen, tal qual outros artistas, como Slash, Tom Morello, Pearl Jam e AC/DC, foi uma grande influência na sua maneira de tocar guitarra. Sobre a carreira do músico, Chico destaca a fase em que Eddie fez parceria com o vocalista David Lee Roth, e que considera ser o melhor período da banda. “A força e a versatilidade dessa fase me influenciaram na forma de tocar, me mostrando que agilidade não é nada sem criatividade. Eddie Van Halen foi mestre em vincular peso e popularidade nos seus riffs, fazendo a banda alcançar fãs de todas as faixas etárias e estilos musicais”, declara. Ele ainda deixa sua sugestão para quem quiser conhecer a banda. “Um bom começo é escutando ‘Eruption’, do álbum que introduziu a banda no mundo do rock. Já de carona leva junto ‘Running With The Devil’, o famoso cover de ‘You Really Got Me’ do The Kinks e a pancadaria ‘Ain’t Talkin ‘Bout Love’”.