Associação de mulheres agricultoras reúne mais de 100 mulheres em encontro em Sapiranga

Sapiranga – Foi um sucesso o primeiro encontro de mulheres rurais de Sapiranga, ocorrido no último domingo, 10, no Centro Comunitário de Bela Hu. A ação, organizada pela Associação de Mulheres Agricultoras de Sapiranga, juntamente com a Emater, recebeu o apoio de diversas entidades para a realização de várias atividaes durante todo o dia, como Pilates, palestras, oficinas, limpeza e conserto de óculos, serviços de embelezamento da mulher e outros. Participaram cerca de 100 mulheres, moradoras das zonas rurais de Sapiranga, Araricá, Nova Hartz e Morro Reuter.

A presidente da Associação de Sapiranga, Angela Dias Stumpf, considerou o evento um sucesso. “Ainda tivemos a oportunidade de ofertar nossos panificados para degustação. Conforme relatos de participantes, elas gostaram muito. Houve muitos elogios pela organização desse primeiro encontro. Oportunizamos momentos de muita alegria e também de informação. Tudo preparado com muito carinho”, pontuou. Houve ainda o sorteio de 80 brindes, doados pelo comércio de Sapiranga, entre todas as participantes. As palestras chamaram atenção pois enfatizaram temas de relevância, como a nova proposta da previdência para as agricultoras. Uma bióloga ainda falou sobre a relação da mulher com a natureza e seu compromisso na preservação do meio ambiente. “Para finalizar, tivemos a palestra com uma psicóloga, que abordou o tema da necessidade da mulher se valorizar mais, se olhar mais, se permitir mais. Foram momentos riquíssimos”, avalia Stumpf.

Abertura casa do agricultor

Dentre os projetos futuros da Associação de Mulheres Agricultoras está a organização do grupo para a abertura da Casa do Agricultor, às margens da RS-239. “Nosso registro (de associação)sai em breve e então poderemos encaminhar. Com o CNPJ ficará mais fácil de formalizar a parceria com a prefeitura e encaminhar as medidas para que a abertura ocorra o mais rápido possível”, revelou Ângela. “Temos nos reunido 2 vezes por semana para discutir e aprender mais. No início de abril, faremos o curso de boas práticas em Caxias do Sul, que é essencial para o ramo alimentício”, explica. A Associação por enquanto apenas comercializa seus produtos em eventos que participa. Ângela avalia estes momentos como fundamentais. “Pensamos que os eventos são muito importantes para que as pessoas possam provar nossos produtos e nos conhecer. Através deles, vamos firmando parcerias que serão essenciais para o caminho que pretendemos trilhar. Percebemos que há uma aceitação muito boa dos panificados”, destaca.

Texto: Sabrina Strack

Foto: Divulgação