Assembleia do Sicoob Ecocredi aprova incorporação que deve beneficiar a região do Vale dos Sinos

Foto: Divulgação

Região – Os associados do Sicoob Ecocredi, em assembleia realizada na noite de terça-feira (18), decidiram aprovar a incorporação da cooperativa pelo Sicoob MaxiCrédito. A união das duas cooperativas visa potencializar a atuação do Sistema Sicoob nas regiões do Vale do Paranhana, Vale dos Sinos e Serra Gaúcha.

 

Nesta sexta-feira (21), é a vez dos associados do Sicoob MaxiCrédito se reunirem para decidirem sobre a incorporação. O processo final de união das cooperativas ainda contará com uma assembleia conjunta. A proposta de incorporação por outra cooperativa do sistema já vinha sendo estudada desde o começo deste ano pelo Sicoob Ecocredi, que contou com o apoio do Sicoob Nacional e Central Sicoob SC/RS, tendo ainda como
direcionadores as bases legais e normativos do Banco Central, órgão que fiscaliza as instituições financeiras no Brasil.

 

“No sistema cooperativista, as incorporações possibilitam que esse modelo de negócio se torne ainda mais solidificado e seja mais competitivo no mercado, promovendo diretamente o desenvolvimento de seus cooperados e, indiretamente, de toda a comunidade”, destacou o presidente do Conselho de Administração da Ecocredi, Analdo Slovinski Moraes. Ainda segundo o presidente, o intuito desta decisão é justamente unir forças para ampliar a presença do Sistema Sicoob no Estado do Rio Grande do Sul.

 

O Sicoob MaxiCrédito, cooperativa incorporadora, foi fundado há 35 anos no município de Chapecó – SC, atuando nas regiões do Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Catarinense, contando com mais de R$ 3,1 bilhões de ativos. Nos últimos anos uniu forças com outras cooperativas através de incorporações, o que a tornou a maior cooperativa do Sistema Sicoob SC/RS e uma das maiores do Brasil.

Atualmente o Sicoob MaxiCrédito atende mais de 178 mil cooperados em 78 agências nas regiões onde atua. Com a incorporação, o planejamento é até o final de 2023 estar presente em toda a nova área de atuação no Rio Grande do Sul, que compreende 29 municípios.