Asfaltos apresentam buracos e rachaduras em ruas de Sapiranga

Na rua Tiradentes, próximo à ERS-239, existem trincas e buracos estão se formando Foto: Deivis Luz

Sapiranga – Algumas ruas de asfalto estão apresentando problemas em Sapiranga. Seja trincas finas, rachaduras maiores ou buracos começando a abrir. Na semana passada, a redação do Grupo Repercussão percorreu os bairros Centro e Oeste e flagrou algumas situações pontuais. Na rua Tiradentes, junto ao acesso à ERS-239, há trincas e buracos se formando. O ponto se torna mais perigoso para motociclistas, mas exige atenção e redução de velocidade de todos. Na rua Da Ladeira, na esquina com a Av. João Corrêa, no bairro Oeste, é possível perceber ondulações no asfalto. A mesma situação ocorre próximo ao quebra-molas da esquina da rua Da Ladeira com a rua Epitácio Pessoa.
Assim como na rua Tiradentes, na General Osório também há trechos abrindo com rachaduras, assim como buracos no meio da via.

“A gente precisa ter cuidado redobrado nos trechos com problemas. Tenho moto e quando percebo que me aproximo de um buraco, tento reduzir ao máximo, pois é muito fácil de cair. No entanto, ao mesmo tempo, fica o receio de quem vem atrás em não reduzir na mesma proporção, pois as pessoas andam sempre com pressa”, disse uma motociclista, que reside no bairro Oeste.

“Empresa será contatada para se manifestar sobre as patologias apresentadas”

Conforme a Secretaria de Planejamento, o recapeamento asfáltico entre a rua Victor Hugo e ERS-239 foi concluído no início de 2019. “Existem trincas próximas à esquina, causadas possivelmente pela baixa capacidade de suporte do terreno natural no ponto em questão e ondulações junto ao trecho. A empresa responsável pela execução será contatada para manifestar-se sobre estas patologias”, informou a nota. Sobre a rua General Osório, a mesma foi executada há 15 anos e “trata-se de deterioração natural”. Não há previsão de recapeamento.

Por diversos fatores

Sobre a rua Da Ladeira, a Secretaria de Planejamento ressaltou que a mesma foi recapeada em 2015 e que as ondulações percebidas nos dois trechos podem ocorrer por uma combinação de fatores, como altas temperaturas, tráfego de veículos pesados e vazamentos de veículos, que acabam atuando como solvente para o asfalto. “Em regiões sujeitas a grandes variações de temperaturas e com predominância de temperaturas elevadas, vias com pavimentações asfálticas estão mais sujeitas ao surgimento dessas patologias, como ondulações ou deformações em trilhas, com destaques para pontos de desaceleração e aceleração (paradas de ônibus e lombadas), podendo agravar em casos de existência de rampas e lombas”. Não há previsão de manutenção no trecho.