As reflexões do mês de outubro, por Renata Rothen

No mês de outubro comemoramos várias datas importantes, como o Dia do Professor, do fisioterapeuta, do médico, do dentista, do idoso, das crianças, da saúde mental, o mês da conscientização da prevenção do câncer de mama. Dentre as datas celebradas, em especial, duas geram um grande impacto na nossa sociedade, são elas: o Dia Mundial da Obesidade e o Dia Mundial da Alimentação.
O Dia Mundial da Obesidade é comemorado no dia 11 de outubro, a data é para conscientizar a prevenção e o tratamento da obesidade em adultos e em crianças. A obesidade é uma doença crônica, multifatorial, que pode ser ocasionada devido a causas genéticas, hábitos de vida pouco saudáveis, stress, poluição do ar, privação do sono, tratamento farmacológico de outras doenças associadas. Para o tratamento da obesidade, é fundamental o trabalho da equipe multidisciplinar que conta com médico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico, focados na saúde e qualidade de vida do paciente.
Em contrapartida, no dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial Da Alimentação, que nos faz refletir sobre a segurança alimentar, entende-se como uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Infelizmente, não é essa a realidade vivida no mundo e no Brasil, já que conforme o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2018, cerca de 821,6 milhões de pessoas passavam fome.
Convido você a refletir sobre seus hábitos alimentares, qualidade da sua alimentação, o desperdício dos alimentos e como você pode ajudar a mudar o quadro da alimentação mundial.