As obras que mudarão a realidade de Araricá

Araricá – Nenhuma obra no município era tão aguardada como a construção do Sistema de Abastecimento de Água. Sonhada desde a emancipação, a rede de 33,5 quilômetros, que levará água encanada para toda a área urbana de Araricá foi obtida através de convênio com o Governo Federal e custará R$ 7.225.000,00, recurso este que chegará através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O recurso vem em boa hora. Araricá e Nova Hartz (que recentemente anunciou a obtenção de recursos para obras de saneamento) são os únicos dois municípios em regiões metropolitanas de capitais que não possuem um sistema de captação e distribuição implantado e eficiente. Hoje, nesses municípios, impera a lei do cada um por si.
Conforme o prefeito, Sergio Machado, a medida além de gerar um novo horizonte para o município é fundamental para mudar os indicadores de doenças diarréicas, que afetam crianças e idosos na sua maioria,  e que podem estar relacionadas com a água.
Desde a semana passada, funcionários da empresa Engeporto – vencedora da licitação e responsável pelas obras – iniciaram o estudo dos locais onde serão perfurados os três novos poços e a preparação do local que receberá o principal e único reservatório de água (de 500 mil litros).
O secretário de Planejamento, Luciano Alves da Silva, destaca que o local de reservação de água ficará na Rua Prof. Martin Frederico Rasche, no bairro da Canoa, por ser um local estratégico. “É o local mais elevado do município e propício para o reservatório”, comenta.
Esta semana a Prefeitura reservou para acertar os últimos detalhes antes do início dos trabalhos, que iniciarão pela recuperação de dois poços (o da Secretaria de Obras e o da escola Raio de Luz). A licença prévia para instalação do canteiro de obras será entregue em breve e as máquinas começam a operar.
Sistema de água encanada amenizará grave problema que deixa 50 famílias dependentes:
Em sua edição de 4 de abril, o Jornal Repercussão mostrou a rotina pela qual passam, diariamente, 50 famílias da zona urbana de Araricá. Um caminhão-pipa da Prefeitura percorre o município abastecendo os reservatórios de água daquelas casas que não possuem poços artesianos. O prefeito, Sergio Machado, reafirma o compromisso de que os moradores terão água encanada e que os trabalhos de implantação do Sistema de Abastecimento não provocarão mudanças no dia a dia dos moradores. “Neste primeiro momento, as equipes irão recuperar os poços e perfurar novos. A implantação de redes para levar água de qualidade aos moradores ocorrerá dos bairros para a área central. Assim, as equipes terão se habituado aos contratempos e saberão como solucioná-los”, destaca.