As conquistas do handebol que são motivo de orgulho para Sapiranga

Por Cássios Schaab

 

 

O handebol feminino de Sapiranga é uma das modalidades que sempre elevou o nome da cidade no cenário esportivo. Com inúmeras conquistas, sendo dois títulos Sul-Americanos e uma Liga Nacional como os mais importantes da trajetória, as equipes são lembradas até hoje pela comunidade.

Técnico que liderou as conquistas, o professor Claudio Augustin, o Caio, transformou a garagem de sua casa em um acervo que conta a história gloriosa do handebol de Sapiranga. Troféus e medalhas dividem espaço com uniformes, recortes de jornal, pôsteres, entre outros itens. “Antes da pandemia, escolas visitavam esse espaço e conheciam a história das nossas conquistas”, destaca o professor. “É uma forma de lembrar com carinho daquele tempo”, completa.

A memória dos tempos de glória ainda são motivo de orgulho para Caio e suas atletas. “Impossível descrever tudo o que passamos nesse período. Nós tínhamos uma equipe muito boa, com atletas comprometidas e os títulos sul-americanos e a conquista da liga nacional colocaram nossa equipe em outro patamar”, lembra

Campeã sul-americana e da liga nacional, a ex-atleta Angela Gomes também relembra esses momentos gloriosos. “Foram muitas conquistas Brasil afora, destaco os dois campeonatos Sul-Americanos, conquistados na raça com muitas adversidades, e a segunda edição da Liga Nacional de Handebol Feminino. Nossa, passa um filme na minha cabeça. Foram 20 anos dedicados ao handebol da nossa cidade. Que orgulho ter feito parte dessa história.”

Confiança da comunidade e educação

O apoio da comunidade de Sapiranga foi fundamental para garantir o rendimento das equipes. “Nós tínhamos mais de cem patrocinadores na equipe e fazíamos prestação de contas mensais, garantindo o apoio de todos”, explica Augustin. “Tínhamos essa preocupação pela confiança que depositavam na equipe”, completa

Mesmo com títulos expressivos, a oportunidade de oferecer bolsas de estudos para as atletas é a maior satisfação de Caio. “A minha maior conquista foi permitir que as atletas pudessem estudar nas universidades com bolsas de estudos. Hoje encontro as meninas por aí e elas estão formadas através dos estudos que iniciaram no tempo da equipe”.  Angela também enaltece a contribuição do handebol além das quadras. “Era pré-requisito dos meus pais: ir bem na escola para poder participar da equipe de handebol. O esporte ensinou muito sobre responsabilidade, liderança, tomada de decisões, reagir sob pressão. Aprendi muito e faço uso disso até hoje”, finaliza.