As belezas naturais do Centro-Oeste do Brasil

Opção | Pantanal e Chapada dos Veadeiros atraem pelas paisagens naturais

Não é só de praias que são feitas as belezas naturais do Brasil. Nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, fica uma das maiores planícies alagadas do mundo, com 150 mil quilômetros quadrados de área, o Pantanal. Ele abriga cerca de 2.000 espécies de plantas e mais de 1.000 espécies de animais. Para conferir toda a biodiversidade do local, é possível fazer safáris fotográficos, passeios a cavalo e barco, observação animal, entre outras atividades.

A região do Pantanal compreende as cidades de Poconé, Cáceres, Barão de Melgaço (todas no Pantanal Norte), Aquidauana, Miranda, Corumbá e Porto Murtinho (estas, no Pantanal Sul). Para visitar a natureza do Pantanal, é importante considerar a época do ano em que se pretende viajar. Durante o período de seca, que ocorre entre os meses de julho e setembro, muitos animais estão visíveis, o acesso às estradas é fácil e não há tantos mosquitos, porém a flora não é tão vistosa. Durante as cheias, que ocorrem entre os meses de fevereiro e maio (na região norte) e maio e julho (na região sul), a situação se inverte: a flora é vistosa, porém a fauna está menos visível, muitas estradas alagam e há mais mosquitos. Em épocas de cheias, 80% da região do Pantanal fica alagada.

Chapada dos Veadeiros é destino para quem curte esportes e aventura

Outra localização conhecida por suas belezas naturais é a Chapada dos Veadeiros, formada por cânions, rios cristalinos, cachoeiras com mais de 100 metros de altura e paredões rochosos. Para quem gosta de aventura e esportes radicais, a Chapada é o destino certo, pois o turista pode praticar esportes radicais em algumas fazendas particulares, como rapel e tirolesa, além de encarar trilhas de diferentes níveis de dificuldade para chegar a lugares como as cachoeiras do rio Preto e de São Bento, a Catarata dos Couros e o Vale da Lua, um dos cartões postais da região.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abrange os municípios Cavalcante, Colinas do Sul e Alto Paraíso de Goiás. Para quem quer visitar a região pelas trilhas, é recomendável viajar durante o período de seca, que vai de maio a outubro. As chuvas ficam mais intensas entre novembro e abril.

Também é possível, se o turista tiver sorte, conferir a fauna local, já que animais ameaçados de extinção, como lobo-guará e cervo do Pantanal estão presentes na região.

Crédito da foto: Divulgação/CVC

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664