As belezas de Sapiranga através dos traços de Mauro Vila Real

Por Cássios Schaab

 

Um olhar para frente e retratar a comunidade de Sapiranga com suas diferentes raízes foi a inspiração do artista visual Mauro Vila Real para produzir a ilustração de capa do suplemento especial do aniversário de Sapiranga veiculado pelo Grupo Repercussão. Rostos e símbolos da cidade ganharam um formato diferente e ficarão eternizados na vasta coletânea do artista. Ao citar a proposta de criação do desenho, Mauro destaca que procurou deixar uma mensagem positiva, com perspectivas otimistas para o futuro. “Pensar esse trabalho foi pensar a cidade daqui para frente”, explica. “Eu sempre tenho a preocupação do legado que o meu trabalho vai deixar e poder retratar Sapiranga nesta ilustração é muito interessante também como forma de homenagem para as pessoas e a cidade”, completa Vila Real. Os quadros, as ilustrações e esculturas retratam a forma de comunicação que Mauro exerce com o restante do mundo e poder simbolizar Sapiranga em sua arte também é motivo de satisfação para o artista. “É a cidade que eu escolhi para viver e criar minhas filhas, então poder falar através da arte, de como eu penso Sapiranga daqui para frente é muito bacana”, pontua.

O processo de criação nem sempre segue o mesmo padrão ou a mesma técnica. “Algumas vezes as pinturas e ilustrações iniciam de uma foto, outras vezes de várias fotos. Depende do trabalho que eu vou produzir e como eu vou executar”, explana. Em todos os locais, esse processo criativo de Mauro está em andamento. “Por onde eu vou, levo meus blocos de desenho. No avião, por exemplo, passo boa parte do tempo desenhando”, completa.

Artista quer que capa inspire os leitores

Assim como em todas as outras profissões, os artistas também foram afetados pela pandemia. Mauro, por exemplo, não teve a oportunidade de participar de diferentes exposições que já estavam agendadas. Por esse motivo, os traçados da ilustração produzida por Vila Real também foram idealizados para servirem como inspiração aos leitores. O desejo de dias melhores e novas perspectivas compõem a ideia do artista. “Os objetivos desta ilustração foram mostrar que Sapiranga tem uma história bonita e que só depende da gente para fazer melhor daqui para frente”, enfatiza.

Nascido em Frederico Westphalen, Mauro tem em seu currículo trabalhos para editoras como Marvel e DC Comics. Seus desenhos também podem ser vistos em capas de álbuns musicais, pôsteres, sites, quadrinhos, jornais, livro infantis e infanto-juvenis. Participou de exposições como o Salão Internacional e Contemporâneo de Arte de Belo Horizonte, Salão Internacional de Arte Contemporânea de Portugal e Salon International D´Art Contemporain no Carrousel Du Louvre, em Paris.