Artista de Sapiranga cria arte dos Festejos Farroupilhas

Mauro Vila Real dedicou estudo e criatividade para a criação da identidade visual | Foto: Maria Clara Vila Real

Sapiranga – O artista plástico de Sapiranga, Mauro Vila Real, é o autor da identidade visual dos Festejos Farroupilhas de 2020. Neste ano, o tema é “Gaúchos sem Fronteiras”. Com base na temática e a convite do presidente da comissão e também músico César Oliveira, Mauro se desbruçou sobre a missão e, com um dia de estudos em uma propriedade com criação de cavalos e criatividade aflorada, criou sua arte na técnica de aquarela. A mesma foi aprovada e ilustra a semana de coroação e culto à paixão pelo tradicionalismo no Estado.
O trabalho apresenta um cavaleiro, na companhia de seu cachorro, em uma estrada de terra, tendo no horizonte elementos como pontos turísticos e culturais de diversos locais do mundo. Segundo Mauro, serviram de inspiração o criador de cavalos crioulos Gilson Souza, o “cusco” Peijo Junior e o cavalo RF Cigano.
Em razão da pandemia da Covid-19 e obedecendo os protocolos de distanciamento social, a programação farroupilha neste ano será on-line. A proposta é que estudantes e a comunidade gaúcha possam captar imagens das suas cidades por meio de pequenos vídeos, gravados com celular, e que serão divulgados nas redes sociais da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O material poderá ser prestigiado, após as postagens, por toda comunidade.

“O objetivo é estimular a pesquisa e o conhecimento das regiões”, diz César Oliveira

A adaptação em meio à pandemia foi necessária. Sem deixar passar em branco dias tão importantes e que exaltam a paixão pelas tradições gaúchas, o presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, o músico César Oliveira, destaca o objetivo da ação de captar vídeos e trazê-los a toda comunidade. “O objetivo é estimular a pesquisa e o conhecimento das regiões, fomentando a cultura local e os eventos históricos ligados ao legado da epopeia gaúcha”.
Na avaliação de Alessandra Motta, patrona dos Festejos Farroupilhas 2020, “as identidades regionais têm ganhado força na pós-modernidade. O tema deste ano comprova isso, prestando homenagem a estes sujeitos que migraram daqui, levando nossa força para além do Estado”, completa.

Sobre o artista sapiranguense

Nascido em Frederico Westphalen, Mauro Vila Real tem em seu currículo trabalhos para editoras como Marvel e DC Comics. Seus desenhos também podem ser vistos em capas de álbuns musicais, pôsteres, sites, quadrinhos, jornais, livro infantis e infanto-juvenis.

Participou de exposições como o Salão Internacional e Contemporâneo de Arte de Belo Horizonte, Salão Internacional de Arte Contemporânea de Portugal e Salon International D´Art Contemporain no Carrousel Du Louvre, em Paris. Entre as técnicas utilizadas pelo ilustrador se destacam a acrílica, aquarela, guache e carvão.

Mauro expressa com alegria a oportunidade de ter feito um trabalho que retrata uma das maiores paixões do Estado. “Fiquei muito contente por ter sido escolhido e me dediquei para apresentar uma arte bonita e que retratasse exatamente o tema escolhido”, conta ele, que também ficou surpreso com a repercussão positiva do trabalho.