Artigo Saúde: O que é possível para você?, por Henrique de Araújo

Por Henrique de Araújo Vianna Träsel (médico oncologista do Instituto de Oncologia Kaplan – Unidade Oncoprev de Taquara e faz o possível para subir escadas e praticar atividades físicas 3 vezes por semana).

Quantas vezes você abriu uma revista, um jornal ou um site e saltaram aos olhos incontáveis propagandas ou dicas de saúde? Faz parte do cotidiano lermos manchetes de dietas milagrosas, exercícios que podem transformar você no ser humano mais saudável do planeta. E o que fazemos com isso?

Em condições normais de temperatura e pressão, continuamos a nossa leitura confortavelmente sentados, apreciando um pão de queijo e tomando nosso café com bastante açúcar. Ler sobre assuntos e dicas de saúde nos torna realmente mais saudáveis? A resposta é quase óbvia.

Minha proposta é tirar você do papel de espectador e transformá-lo em um atleta do dia-a-dia. Todos podem!

Proposta 1: faça o que é possível! A maioria das pessoas não gosta de academia ou não tem tempo para ela. O possível está na nossa casa: suba ou desça as escadas, evite os elevadores (sugiro isso para prédios pequenos), caminhe pela casa, vá ao supermercado a pé, leve seus filhos para a escola de bicicleta. Mexa-se! Já pensou em levantar-se e sentar-se no sofá várias vezes? É um excelente exercício. Segundo um estudo publicado em 2017 pela renomada revista médica JAMA Internal Medicine, praticar exercícios, mesmo que somente aos finais de semana, produz efeitos benéficos à saúde, reduzindo o risco de infarto, de AVC e de câncer.

Proposta 2: seja ponderado! Excessos e restrições não fazem bem. Se você deseja muito comer um doce, coma-o, mas com moderação. O equilíbrio da dieta inclui a diversidade dos alimentos. Deixe seu prato colorido, observando sempre as porções. Evite comer batata com arroz ou aipim com massa ou todos eles juntos. Invista em legumes e verduras. Acrescente ao seu prato uma proteína, seja animal ou vegetal. Caso deseje fazer exercício como corrida, não sai fazendo uma maratona: inicie devagar, aumentando o tempo e a distância (sempre sobre supervisão de profissional capacitado!).

Proposta 3: consulte com seu médico! Não é minha intenção fazer apologia à medicalização da saúde, pelo contrário, quero incentivar as visitas de saúde. A boa e velha máxima “é melhor prevenir do que remediar” nunca esteve tão na moda. Com o avanço tecnológico e a maior disponibilidade de exames, a detecção de doenças ficou mais fácil, mais segura e menos invasiva. Neste rol, existem alguns exames que são essenciais.

O exame preventivo do câncer do colo do útero, também conhecido como Papanicolau, é capaz de identificar alterações pré-cancerosas, que quando identificadas evitam o câncer em 100% dos casos. Todas as mulheres devem realizá-lo a partir dos 21 anos de idade.
A mamografia é capaz de detectar alterações nas mamas antes mesmo de se tornarem perceptíveis ao toque, aumentando a chance de cura do câncer de mama. Todas as mulheres devem realizar a mamografia aos 40 anos e depois disso, anualmente.

Chegando aos 50 anos, tanto homens quanto mulheres, devem realizar a colonoscopia. Este exame consiste em avaliar o intestino grosso em busca de pólipos que, quando retirados, previnem o câncer de intestino.
Outras intervenções e estratégias de detecção precoce de doenças, bem como sua prevenção, devem ser discutidas com seu médico.

Seja um atleta da sua saúde hoje mesmo, mude rotinas, incentive seus familiares e amigos. Fazer o possível para ser mais saudável não é difícil.