Artigo: Recuperação plena dos rins pode não ser atingida após tratamento de insuficiência, por Felipe Cemim

As obstruções urinárias podem ocorrer também em cães, mais comumente em machos, devido ao osso do pênis

Por Felipe Cemim, veterinário da Tierplatz

A insuficiência renal crônica é uma doença de tratamento complexo, pois a recuperação da função plena dos rins não pode ser atingida. A unidade funcional é uma estrutura complexa, chamada néfron, que é formada por várias células, cada grupo delas com uma função específica, e não existe meio de estimular ou favorecer a formação de novos néfrons, por isso da importância da prevenção das doenças renais.

Os felinos têm uma incidência maior de quadros de nefropatia, em parte por causa de sua origem de regiões com pouca água, o que fez com que, evolutivamente, eles tenham grande capacidade de reabsorção de água e concentração urinária, devido ao baixo consumo de água. Mas, com isso, também surgiram alguns problemas. Um dos problemas mais comuns, em gatos machos, e que pode causar uma insuficiência renal aguda. A doença do trato urinário inferior dos felinos, conhecida como DTUIF, ocorre pela formação de cristais ou presença de células de descamação da parede da bexiga que acabam formando pequenos acúmulos, juntamente com muco presente na uretra e bexiga, formam um tampão, que obstrui a uretra dos gatos machos, que é bastante estreita e possui um pequena curvatura na porção final. Essa obstrução gera dor, que faz com que a uretra se contraia e dificulte ainda mais a passagem desse tampão.

Quanto mais tempo demorar para que se realize a desobstrução, maior a chance de ocorrerem alterações eletrolíticas e danos irreversíveis aos rins. Também não é incomum a ocorrência de ruptura da bexiga, seja pela grande repleção por períodos longos, que podem causar inflamação grave na parede da bexiga, que pode evoluir para necrose por diminuição da irrigação sanguínea, ou até mesmo, em função da fragilidade da parede da bexiga, pode ocorrer a ruptura durante o procedimento de desobstrução.

As obstruções urinárias podem ocorrer em cães também, mais comumente em machos, pelo fato deles possuírem um osso no pênis que não permite que a uretra se dilate nessa região. Nos cães, o motivo da obstrução é a presença de cálculos urinários na bexiga, que tem tamanho relativamente pequeno, conseguindo penetrar a uretra, ficando presa na uretra peniana, quando não tem mais possibilidade de dilatar e expelir a pedra pela uretra. Nesses casos, o tratamento também deve ser feito com urgência, pois as complicações também podem ser graves. Sempre que observar seu pet com dificuldade para urinar, ou fazendo em pequenos volumes e com grande frequência, é importante procurar seu veterinário pois pode estar acontecendo algum problema que no momento pode ser pequeno, mas que em algumas situações pode levar a problemas mais graves no futuro.

Fotos: Divulgação / Reprodução Internet